quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Direito Processual Executivo (importante)


 Caros colegas,

No dia da apresentação da disciplina de Direito Processual Executivo, a data que tinha sido inicialmente sugerida por mim foi o dia 17 de janeiro. No entanto, foi-me dito pela Professora Doutora Clara Calheiros que o RIAPA impõe um intervalo de 5 dias sem testes antes do início da época de exames, motivo pelo qual a Professora Doutora Elizabeth Fernandez antecipou o teste para dia 16, para que desse modo o prazo imposto pelo RIAPA fosse cumprido.

No entanto, o Professor Dr. Marco Gonçalves acaba de me dizer que o teste terá de ser realizado no dia 17, porque no dia 16 tem um julgamento e não poderá vir à Universidade dar o teste. Se não houver transtorno para os alunos do 4º ano, o Prof. Dr. Marco Gonçalves preferia que o teste fosse adiado para o dia 17 de manhã, até porque já tinha sido solicitada vigilância para esse dia.

Dou por este meio conhecimento a todos vocês da informação que acaba de me ser transmitida e, portanto, o teste será realizado no dia 17 de janeiro.

Saudações Académicas!

38 comentários:

  1. Olá Angela,
    A data de 17 de Janeiro é definitiva?
    Caso assim seja, podias proceder à alteração da data na informação relativa aos testes do 1º Semestre insita na coluna ao lado.
    Bjs, José Soares.
    Já agora, quanto a Dt. Executivo, não te esqueces-te de mim, pois não? ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Penso que a data é definitiva, mas (ainda que reconheça muitas vantagens no adiamento do teste, ainda que por um dia) fui apanhado tão de surpresa como vocês e, portanto, ainda estou à espera da indicação da Professora Elizabeth, que é a regente da UC. O Professor Marco disse para alterar para dia 17 e portanto penso que a alteração será definitiva. Procederei à alteração da data na barra lateral para não induzir ninguém em erro!
      Não me esqueci de si e já cumpri com o meu compromisso :)
      beijinhos

      Eliminar
  2. É necessária inscrição para o teste ou prova global de executivo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, a opção será feita no dia do teste, não sendo necessária nenhuma inscrição!
      Cps

      Eliminar
  3. Acho isto ridículo. Então o riapa proibe e mesmo assim mantêm-se a data? Mas nós somos alunos de Direito? Lol
    Não obstante da ilegalidade citada supra, já orientei a minha vida em função do teste ser quarta… onde está a certeza e segurança juridica?
    São apenas teorias que aprendemos sem aplicação prática?
    Eu oponho-me a que o teste seja na quinta
    A data estava estipuladada e assim deve continuar!

    ResponderEliminar
  4. "Se não houver transtorno para os alunos do quarto ano" - Eu sou aluno do quarto ano e há transtorno para mim.
    Exijo que o teste se mantenha quarta-feira. Se for preciso identificar-me e reclamar junto do pedagógico não terei qualquer problema.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que me foi transmitido é que será o Prof. Marco, juntamente com o Prof. Sérgio a fazer a vigilância do teste. Por esse motivo, o teste terá de ser num dia em que o Professor Marco possa vir à Universidade dar o teste. No dia 16 será impossível o Professor vir à Universidade e por isso é que o teste terá de ser no dia 17.
      Foi isso que me foi transmitido.
      Cumprimentos

      Eliminar
  5. Ângela pelo que vi o professor Marco ainda não colocou no e-learning o enunciado do último caso prático que resolvemos (na última sexta). Será que o podes colocar no blog?
    Obrigado.

    ResponderEliminar
  6. Ridiculo, porque foi o prof a pedir ja pode ser no 17.

    ResponderEliminar
  7. E quê, Ângela, não vais aceitar os meus comentários?
    São demasiado inoportunos?

    HAJA LIBERDADE DE EXPRESSÃO E RESPEITO PELOS DIREITOS DE TODOS!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Calma, já aceitei o teu comentário! Apenas fiquei impedida de vir à net ontem e não consegui fazê-lo mais cedo!

      Cumprimentos

      Eliminar
  8. Ora uma boa noticia! Mais um dia para estudar nunca é de desperdiçar :)

    ResponderEliminar
  9. Ângela, o prof ainda não pos o caso pratico da aula de 6a feira, dia 4 de Janeiro no elearning. Ou pelo menos eu não o encontro :s

    ResponderEliminar
  10. Na minha opinião foi bom o teste ter passado para quinta, é mais um dia de estudo! Posto isto não fazia sentido voltar outra vez a muda lo e andar constantemente em trocas. Para alem disso se os professores tem motivos para nao poder comparecer na data previamente estipulada devemos ter isso em consideracao...para finalizar penso que um dia de estudo a mais sera um beneficio para todos e nao o contrario!

    ResponderEliminar
  11. Ha sempre gente muito exaltada por aqui..relaxem! E tenham em conta que se agora o teste voltar a data que estava tambem vai haver pessoas a revoltar se contra isso

    ResponderEliminar
  12. Pois, quando o Professor me disse que o teste teria de ser no dia 17 eu até pensei que isso ia ser uma boa notícia, dada a quantidade de pessoas que já tinham falado comigo para eu pedir aos docentes para alterar o teste. Eu não fiz nenhum pedido de alteração, porque o teste já estava marcado e não havia motivos para o alterar, mas ontem fui informada de que o teste teria de ser alterado pelos motivos já expostos. Eu compreendo que haja gente contra e gente a favor, mas entendam que eu não tenho culpa quanto a isto.
    Cumprimentos e bom estudo para todos.

    ResponderEliminar
  13. os alunos do 4º ano estão sempre tão revoltados.. eu não entendo como alguém pode ficar chateado por ter mais um dia para estudar. aposto que os comentários contra são da mesma pessoa porque já falei com muita gente e toda a gente ficou radiante por ter mais um dia, principalmente os alunos que foram a penal na quarta-feira.
    mas pronto... há quem tenha sempre de criticar tudo e todos...

    ResponderEliminar
  14. Perante tudo isto, vejo-me obrigada a explicar algo. Quando me dirigi ao gabinete do professor Marco para tirar duvidas, por acaso o professor falou na data do teste e estava convicto de que a mesma seria na quinta, dia 17, mas alertei-o para o facto de nos ter sido comunicado que o dia seria dia 16. Não fui à primeira aula de DPCE e por isso não sei qual a data estipulada inicialmente ou se o dia 16 já era inicial, mas percebi-me que houve algum lapso de comunicação entre o professor e a delegada (nada contra ti, ângela, porque continuas a fazer um bom trabalho e até pode a culpa ser do professor). Isto tudo pra explicar que o professor Marco não pediu a alteração à última da hora da data do exame, mas ele pensava que a data seria 17.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sandra,
      Não houve falha nenhuma. O teste inicialmente estava marcado para dia 17 mas a Professora Elizabeth Fernandez alterou o teste para dia 16 pelos motivos já expostos. Nessa aula em que se procedeu à alteração eu não fui à aula, por motivos de saúde, e a subdelegada de turma - Bruna - fez a gentileza de falar com a Professora Elizabeth e a Professora alterou o teste e pediu à Bruna que não falasse com o Professor porque preferia ser ela a fazê-lo.
      Desde aí e sempre que falei com o Professor (convicta de que a Professora tinha falado com ele) referi-me ao teste do dia 16. Mas obviamente que acredito que o Professor não tivesse registado a alteração e estivesse convicto de que o teste seria no dia 17.

      Eliminar
    2. Está explicado, Ângela :-). Como disse poderia haver uma falha que não fosse culpa tua como aconteceu. Só quis tentar explicar melhor o que se passou. Obrigada Ângela

      Eliminar
  15. Além disso, o teste foi alterado pela Professora Elizabeth, não por mim, e o problema só se colocou porque o Professor Marco não tem mesmo a possibilidade de vir dar o teste no dia 16. Caso contrário, o teste seria no dia 16.
    Bom estudo e bom fim de semana para todos

    ResponderEliminar
  16. Tenham calma. Nao consigo entender qual o problema. O pro Marco sempre foi correcto para a turma nao vejo qualquer problema em nao levantar problemas ao Prof. E nos ficamos com mais um dia para estudar.

    ResponderEliminar
  17. Boa noite

    Já há alguma indicação da hora do teste?

    Catarina Faria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Segundo o que me foi dito pelo Professor, o teste será realizado durante a manhã, muito provavelmente no horário 10h-12h.
      Cumprimentos

      Eliminar
  18. Face ao exposto cumpre-me esclarecer alguns pontos:
    Conforme o que Angela já referiu num comentário, o teste inicialmente tinha ficado para dia 17.
    Todavia, como todos sabem colocou-se o problema da realização do teste nessa data por não se poder cumprir o prazo de 5 dias(úteis) antes do começo da época de exames, segundo uma recomendação existente.
    Deste modo e como a Ângela por estar doente não pode falar com a Prof. Elizabeth acerca do assunto incumbiu-me a mim de falar com a Professora (responsável pela unidade curricular) para procedermos á alteração do teste e como a nível de datas não tinhamos grande alternativa o teste ou seria a 15 ou a 16 e ficou acordado que o teste seria a 16.
    Nesse dia a tarde tinhamos aula prática de executivo e eu disse à Professora que se quisesse comunicaria a alteração ao Prof Marco.
    A professora pediu-me para não não falar com o Professor pois preferia ser a própria professora a fazê-lo.

    Posto isto, é claro que não houve nenhum lapso da nossa parte.
    Aliás, conforme o que a Ângela também já mencionou, sempre que falava com o Dr. Marco acerca do teste referia-se ao dia 16, provavelmente o prof não registou a nova data ou não sabia mesmo.
    Além do mais não parece haver motivos para grande oposição, visto que o teste terá de ser dia 17, pois é o prof Marco que irá vijiá--lo e como é óbvio se não pode dia 16 o teste terá de ser a 17 e a nossa função é, neste caso, apenas de transmitir o quanto antes esta alteração.
    Nada mais por nós pode ser feito além de nos prepararmos para o teste e tentarmos aproveitar este tempo de estudo.

    Bom estudo a todos e um bom fim de semana

    Com os melhores cumprimnetos
    A subdelegada - Bruna Silva

    ResponderEliminar
  19. Gostava só de recordar ao pessoal que ta aqui a discutir com a Ângela que ela não teve culpa no que aconteceu e que foram os professores a decidir porque no blog há sempre muitos comentários a reclamar contra os professores mas nas aulas nunca ninguém tem a coragem de abrir a boca ! Por isso, quem não está contente que seja responsável e adulto e que fala directamente com os profs !!!

    ResponderEliminar
  20. Boa tarde a todos.Eu não estou contra o facto de o segundo teste parcelar cojuntamente com o teste global ter passado para o dia 17. Eu só quero deixar aqui um problema extremamente importante no ar e que parece que nem docentes nem alunos pensaram nisso ainda. Não sei se sabem mas as notas têm que ser lançadas 5 dias úteis antes do exame de recurso segundo regulamento. Estando o exame de recurso já marcado para o dia 25 deste mês, acham que as notas vão ser lançadas dia 18? Já para não falar nas orais obrigatórias que têm de ser feitas!!! Ao menos já se devia ter agido no sentido de alterar a data do exame de recurso que poderá ir até dia 09 de Fevereiro segundo calendário da Escola de Direito. Espero ter ajudado.

    Cumprimentos académicos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Essa questão relacionada com os prazos de correcção e das orais já foi levantada por mim à Professora na última aula. O que me foi dito é que seria impossível que esses prazos fossem cumpridos (mesmo sendo o teste no dia 16). Não podemos esperar que as notas sejam publicadas dentro de 1 ou 2 dias, porque isso será impossível. Quanto às orais, a Professora também já referiu que não será possível que elas sejam realizadas dentro dos prazos estipulados pelo RIAPA e se houver reclamações, a Professora não fará orais.
      Quanto à alteração da data do exame de recurso, isso também não é possível porque as datas dos exames são marcadas pelo conselho pedagógico no fim do ano lectivo anterior, logo não há a mínima possibilidade de alterar a data de um exame de recurso.
      De qualquer modo, agradeço o comentário!
      Cps.

      Eliminar
  21. "quem não está contente que seja responsável e adulto e que fala directamente com os profs !!! "

    E eleges um delegado para quê? Parar ser bonito?

    A função do delegado é servir de porta-voz aos alunos, fazer de ponto entre uns e outros... Se eu estou descontente com esta situação... Percebes ou queres desenho?

    "e a nossa função é, neste caso, apenas de transmitir o quanto antes esta alteração." Bruna, desculpa que te diga, mas não podias estar mais errada. A tua (vossa) função é velar pelos interesses dos alunos e, neste caso, pelo respeito pelo RIAPA...

    Mas pelo que estou a ver, nada vai ser feito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro colega,
      A função dos delegados é zelar pelos interesses dos alunos, obviamente. Mas quem lhe garante que o interesse dos alunos é que o teste seja no dia 16? A maior parte das pessoas com quem falei (exceptuando alguns anónimos que mais nada fazem do que vir para o blogue criticar tudo e todos) estão a favor da alteração do teste para o dia 17, na medida em que o adiamento nos dará mais um dia para estudar. Portanto, não confunda a sua opinião pessoal com os interesses dos alunos.
      Além disso, no caso nem está em causa a opinião dos alunos em relação à possibilidade de alteração. O teste será alterado porque não há outra alternativa. Entende ou quer um desenho?!
      E se está tão desagradado com o desempenho dos delegados, sugiro que tente fazer mais e melhor, porque não me importarei nada de lhe ceder o lugar para o ver em acção.

      Eliminar
    2. Caro/cara colega apesar de considerar que a Ângela já disse tudo acho que deva também deixar aqui umas palavras. Sabe qual é o grande problema?
      O problema é que as pessoas nunca estão contentes!
      Além do maisa data estava marcada à imenso tempo toda a gente sabia, ou pelo menos tinha maneira de saber os problemas que na altura surgiram quanto á marcação do teste de executivo, pois sempre que tomamos uma decisaõ consulta-se sempre a turma, muito mais do que se calhar já foi feito em outros anos.
      Agora SÓ SE ALTEROU O TESTE POR UMA RAZÃO IMPERIOSA, ou seja, por indisponibilidade do docente que por acaso vai vigiar o teste e logo é imprescindível a sua presença. É lógica (e neste caso nem é preciso qualquer desenho ou mínica) que se o professor não pode dia 16 não iam aparecer só os alunos e por isso o teste tem de ser a 17 que se reparar bem é umas horas de diferença apenas, pois caso não saiba o teste do dia 16 provavelmente iria ser marcado para o fim da tarde e o teste do dia 17 vai ser de manha provavelmente.
      Espero muito sinceramente que tenha compreendido se não compreender faça uso do seu direito e reclame junto das instãncias superiores!

      Eliminar
  22. O enunciado do caso pratico que o professor deu em janeiro ainda não esta no elearning?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eu já enviei um email ao Professor com esse pedido mas até ao momento acho que o enunciado ainda não foi colocado!
      Cps.

      Eliminar
  23. Meu Deus! Tanto drama! Eu estava com a Sandra quando o professor falou na impossibilidade do dia 16. ELE SIMPLESMENTE NÃO PODE! Não há nada a fazer. Pesoalmente, eu até preferia fazer teste sem professores na sala mas não me parece que nos deixem :)
    O professor Marco tem sido sempre correto connosco assim como a Ângela e a Bruna. Pelo que o professor explicou a professora não lhe falou da alteração inicial do 17 para o 16 e ele não sabia de nada. Ele só se apercebeu desta incoerência porque nós falamos do dia 16. O professor explicou então que já tinha tudo preparado para o dia 17 e que no dia 16 ele não podia mesmo estar presente. Por isso parem de dizer isto e aquilo das delegadas porque meus amigos: Vocês não mereçem as delegadas que têm!
    Compreendo que por exemplo pessoas de longe que tenham vôos marcados e etc, possa esta alteração causar transtorno mas mesmo nesse caso vir mais uma vez comentar em anónimo não resolve nada. Falem com os professores e expliquem a vossa indisponibilidade. Não acredito que o façam porque como já aconteceu antes os anónimos têm sempre tendência para se esconder atrás da delegada. Em resposta apenas aos comentários da representação: é certo que a delegada tem de representar os interesses da turma mas se calhar o/a colega também tem de fazer alguma coisa para além de vir aqui ao blogue comentar em anónimo.

    BOM ESTUDO PARA TODOS :D

    ResponderEliminar
  24. À parte a questão de agora e claro que a Angela não tem qualquer culpa mas tenho de salientar umas coisinhas: isto é a verdadeira Republica das Bananas:É a prof margarida de penal que passou a semestre a mudar tudo de acordo com o calendário dela, como se não fosse uma empregada da Uminho paga para nos dar as aulas para a qual foi contratada;
    É a prof Elizabeth que num teste comunica que tinha de sair sem falta Às 12 horas e sai (a outra sala teve mais tempo de teste, pois sairam bem depois da sala que ela supervisionou) - tendo o teste começado ao mesmo tempo....
    - Agora os profs de executivo comunicam que não vão respeitar os prazos do RIAPA

    REALMENTE....
    Isto nem parece o curso de Direito

    Cada vez me convenço mais que o que aqui aprendemos neste curso de Direito são balelas.
    Na prática nada em Portugal funciona de acordo com a teoria.

    ResponderEliminar
  25. Caros colegas,
    Apesar de achar que ja foi tudo dito, como aluna e vossa colega, penso que posso dar a minha opinião. Primeiramente gostaria de agradecer à Ângela que, apesar das controvérsias geradas em torno das suas funções, tem sido uma excelente delegada, pois nunca a vi a ter outra atitude que não fosse preocupar-se pelos interesses dos colegas. Verdade seja dita: ela, apesar de muitas pessoas se queixarem, tem feito de tudo para que os colegas tenham sempre tudo ao seu alcance. Falo-vos do calendário de testes, que foi excepcionalmente bem organizado; falo do e-mail que ela criou para que pudessemos ter todos os elementos de estudo à nossa disposição; será também de salientar o facto da nossa caríssima delegada se prontificar, sempre que há alguma dúvida, a entrar em contacto com os docentes para poder clarificar qualquer questão que possa surgir.
    Acho que estão a exagerar relativamente a este assunto, uma vez que se trata de uma situação que nada tem a ver com as funções da nossa delegada. Sejam menos exigentes visto que, em vez de a ajudarem, só sabem criticar o seu trabalho.
    Não invoquem o RIAPA, uma vez que poucos alguma vez o devem ter lido na íntegra e não compete apenas à delegada defender os interesses dos alunos, mas também aos próprios.
    Por fim, gostaria de apelar ao bom senso e fazê-los ver que nem tudo é negativo nesta situação, uma vez que temos mais um dia de estudo e isso só pode ser benéfico para todos.
    Saudações académicas e bom estudo a todos!
    Mafalda Lourenço

    ResponderEliminar