quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Alteração de Horário


Acabo de receber a resposta da Professora Clara Calheiros, Presidente do Conselho Pedagógico da EDUM, ao nosso pedido de alteração de horário.

“Cara Angela,

Estamos na segunda semana de aulas e, neste momento, os serviços só promovem alterações com autorização superior, ou seja, da Reitoria. A regra é de se acolherem apenas alterações que correspondam a correções de erros de horário. O actual horário já resultou de um esforço de racionalização muito significativo, relativamente ao que foi inicialmente apresentado pelo DTSI. Gostava que fizesse saber aos seus colegas que a versão inicial do horário previa aulas todos os dias da semana, incluindo a sexta-feira. O horário dos seus colegas do 3ano incluía aulas ao sábado de manhã...
A proposta que me faz chegar comporta alguns aspectos que me parecem absolutamente inaceitaveis do ponto de vista pedagógico, sendo o mais gritante a acumulação pretendida de aulas na quarta-feira. O dia, tal como está, já é exigente, mas vocês pretendem acrescentar-lhe mais duas horas. Pensaram bem no que significará passar tantas horas seguidas nas aulas e com que capacidade de atenção chegarão ao final desse dia? Por outro lado, o funcionamento paralelo de vários turnos, em alguns casos, levará à supressão ipso facto de turnos, sendo certo que o seu funcionamento foi pedido pelos docentes.
Assim sendo, apenas considero viável estudar a possibilidade de recolocar os turnos TP de Penal, mas de modo a não inviabilizar o funcionamento de todos os que foram previstos no horário, repartindo-se os alunos pelos mesmos. Talvez o melhor fosse a Angela ir ter com a Thays à secretaria para avaliar as reais possibilidades de alteração. Sendo certo, que qualquer solução a que se chegue dependerá sempre de uma decisão da Pro-reitora para o ensino.
Cumprimentos cordiais,
Clara Calheiros

Informo também que já expus a situação à Thays da secretaria da ED para tentarmos chegar a um consenso em relação a este assunto.
Darei notícias em breve.

Saudações Académicas!

8 comentários:

  1. Obviamente que a Professora Clara tem razão quando refere que em alguns dias, como a quarta-feira, ficamos com uma carga horária bastante pesada. No entanto, o motivo pelo qual pedimos estas alterações deve-se à má organização do horário e à quantidade de tempos "mortos" com que ficamos depois das recentes alterações pedidas por alguns professores. É o caso da terça-feira, em que um dos turnos tem o dia completamente desocupado e apenas uma aula TP de direito da família das 17h às 19h. Dou também o exemplo de quinta-feira, em que um dos turnos tem 4h de intervalo entre duas aulas, tempo este que poderia ser utilizado para estudar se houvesse um melhor aproveitamento do tempo…

    Obviamente que estas alterações não inviabilizam o funcionamento de nenhum dos turnos. O que aconteceria é que a turma seria dividida por turnos, tal como tem sido prática usual e prevista desde sempre nos nossos horários, e esses turnos funcionariam paralelamente, mas sem nunca comprometer o seu funcionamento. Este projecto de horário foi pensado ao pormenor e não há qualquer falha e supressão de turnos.

    O único aspecto em que reconheço que de facto o Conselho Pedagógico tem razão é na sobrecarga de alguns dias, como a terça ou quarta.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  2. Deste uma ótima resposta Ângela. Está de facto muito difícil toda esta situação, uma vez que o nosso horário está muito mal distribuído e dificulta-nos a organização do nosso tempo de estudo.

    Mais uma vez agradeço todo o empenho e trabalho que estás a ter em nome de todos nós. Pode ser que não consigamos alterar nada, mas o teu esforço é de louvar. Cumprimentos e votos de bom trabalho :)

    ResponderEliminar
  3. Cara Angela, admiro o teu esforço, mas parece-me que esta situação de alteração do horário já está confusa de mais...Além disso, existem pessoas com outros compromissos, nomeadamente laborais, que não podem ficar vinculados a uma divisão "taxativa" dos turnos, lembremo-nos que estamos numa Universidade, onde há pessoas de todas as idades! Para além disso, acho que até em ti, ja deve existir um grande desgaste por toda esta situação. Talvez a primeira proposta que tentava libertar a 2º feira de manha, por causa de transportes faça sentido, mas de resto, parece-me que o melhor seria ficarmos com esta ultima versão publicada no portal académico já não é assim tão má!
    Cumprimentos e parabéns pelo teu trabalho.

    ResponderEliminar
  4. Podíamos tentar mudar pelo menos família para terça, porque a aula à segunda e, principalmente, àquela hora é incomportável.

    ResponderEliminar
  5. A Professora Cristina Dias permitia a alteração do horário, desde que tenhamos a autorização do conselho pedagógico. O problema é que o conselho pedagógico não está a aceitar alterações ao horário..
    Além disso, temos aula TP de penal II na terça de manhã e a Prof Margarida hoje mesmo já me disse que a única possibilidade de alteração era colocar ambos os turnos na terça de manhã. Conclusão: é impossível alterar a aula de família nestas circunstâncias!

    Cps.

    ResponderEliminar
  6. Nem o argumento de que ficaríamos com sobrecarga horária à quarta-feira faz sentido! Então e a segunda-feira?! Quem for do turno 1, logo, quem for às aulas à segunda-feira, tem Família de manhã e 3 aulas à tarde (duas de Comercial e uma de Penal)! Aí já não há problema?!
    A verdade é que o volume de burocracia necessário varia consoante sejam os professores ou os alunos a pedir alterações: até agora, só foram feitas alterações porque os nossos exmos. professores dão aulas na portucalense, na lusíada e afins e só lhes sobra um ou dois dias para exercerem a sua função, para a qual são (justamente, na maior parte dos casos) bem pagos!
    A nós, negam-nos alterações que, sobretudo em época de exames, nos permitiriam rentabilizar o tempo disponível para estudar e ainda nos dizem que estamos "mal habituados", sendo que quem o disse, se as alterações fossem levadas a cabo, vinha um dia à universidade.
    Se um docente pedisse uma alteração do horário porque no horário previsto tinha aulas no Porto ou tivesse que marcar presença no seu escritório, com certeza já as alterações eram feitas de bom grado...
    Enfim, os interesses dos alunos continuam a não ser postos em primeiro lugar...

    ResponderEliminar
  7. Concordo inteiramente contigo! Foi precisamente isso que disse à Professora Doutora Clara Calheiros e à Thays, quando pedi a alteração de horário. Mas sempre me disseram que as alterações era inaceitáveis do ponto de vista de pedagógico, e que iriam ser recusadas pela reitoria. A reitoria determinou que as aulas podem ser leccionadas de segunda a sábado.. Como nós já não temos aulas nem à sexta, nem ao sábado, não nos dão oportunidade de alterar mais nada!

    ResponderEliminar