terça-feira, 9 de outubro de 2012

Direito da Família


Caros colegas,

Hoje falei com a Professora Doutora Cristina Dias a propósito da data do 2º teste parcelar de Direito da Família. A Professora revelou toda a compreensão e disse que não haveria nenhum inconveniente em alterar a data do teste ou para o dia 13/12 ou para o dia 12/12, para não impedir a presença dos alunos finalistas na Gala de Direito.

Como sei que o 3º ano marcou o teste de Fiscal II para o dia 13 de Dezembro e como grande parte do 4º ano tem a disciplina em atraso, compreendo que para muita gente seja preferível agendar o teste para o dia 12 de Dezembro.

Amanhã irei consultar a turma no início da aula teórica de Direito do Trabalho (8h30) mas irei também abrir uma votação aqui no blogue para dar a possibilidade aos alunos que não forem à aula de manifestarem a sua opinião.

As hipóteses são as seguintes:

1)      Concordo com a antecipação do teste para o dia 12
2)      Concordo com a antecipação do teste para o dia 13
3)      Não concordo com a antecipação da data do teste

Dada a urgência do assunto, fecharei as votações muito em breve.

Saudações Académicas

30 comentários:

  1. Apesar de a gala de direito ser um dia especial para a EDUM parece-me mais importante que se tenha em conta os interesses dos alunos finalistas. Com a antecipação do teste teremos menos dias para estudar, o que se poderá revelar insuficiente. Com a data marcada inicialmente assegura-se que que os alunos tenham o tempo minimamente exigível para estudar. Acho que se a ideia passa por salvaguardar os interesses dos alunos finalistas não se deve antecipar o teste de Família.Cumps

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pela opinião. Compreendo o que dizes e obviamente que a prioridade deverá ser sempre o curso e os estudos. No entanto, achei que deveria ter colocado o problema por duas razões: em primeiro, porque a Gala de Direito assume grande importância para a Escola de Direito e era desejável que os alunos finalistas marcassem presença na gala; em segundo, porque não acho que a antecipação do teste em um ou dois dias possa prejudicar os interesses dos alunos do 4º ano. Se analisares a calendarização de testes do 4º ano, facilmente repararás que o teste anterior é no dia 5 de dezembro... Até ao dia 12 ou 13 ainda temos alguns dias. Se tivéssemos o 2º teste de comercial no dia 11/12, como inicialmente tinha sido sugerido pelo Prof Doutor Gravato Morais, nem colocava o problema à turma, mas como consegui alterar para Janeiro, julguei que não seriam colocados grandes entraves a essa alteração.
    Obviamente que cabe a cada um de nós escalonar as suas prioridades em função dos seus interesses e objectivos, mas apenas se trata de uma antecipação de 1 ou 2 dias, que certamente não irá condicionar o estudo de ninguém.
    Cumprimentos e obrigada

    ResponderEliminar
  3. Ainda assim, devo dizer que já tentei saber se não haveria a possibilidade de alterar a gala para o dia 14, mas foi-me dito que não. As comemorações do dia da Escola de direito são no dia 13 e ficou combinado com a Doutora Clara Calheiros que a gala seria no mesmo dia.
    Para quem quer ir à gala, acho que certamente ninguém se irá opor; para quem não pretende ir, gostava de saber se menos um ou dois dias de estudo prejudicaria/condicionaria o estudo de alguém. Em função disso, tomaremos uma decisão.

    ResponderEliminar
  4. A antecipação de 2 dias acaba por representar um terço dos dias com que ficaremos para estudar, mas compreendo que seja dificil agradar a todos. se a prioridade da turma passa por ir a gala entao deve-se alterar a data...

    ResponderEliminar
  5. A prioridade nunca deverá ser a gala. Se der para conciliar minimamente os interesses e agendar o teste de modo a permitir que os alunos interessados possam ir à gala, tudo bem. Caso contrário, não se procede à alteração do teste.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  6. Acho repreensível que sequer se coloque a hipótese de alterar a data de um teste por causa de uma gala.

    ResponderEliminar
  7. Não acho que haja necessidade den alterar a data do teste, apenas vamos perder tempo de estudo. Toda a gente pode ir à gala na mesma, é uma questão de organizar o estudo e se o teste for marcado para o meio ou final da tarde, toda a gente, incluindo a professora, pode ir à gala e ainda ter tempo de rever a materia.
    mas cada uma tem as suas prioridades.
    cumprimentos*

    ResponderEliminar
  8. Quem quer implicar acaba sempre por conseguir implicar!! É impressionante - isto não é um jantarzinho, é a GALA DE DIREITO e nós terminamos o curso este ano, não acham que é um momento que todos temos o direito de vivenciar? Um ou dois dias não fazem diferença no estudo! Se ao fim de 4 anos na Licenciatura não conseguem organizar o vosso tempo de estudo por causa de dois dias, estão em sérias dificuldades...Tenham noção da situação que se coloca e parem de tentar arranjar uma guerra! Temos o melhor calendário de testes DE SEMPRE, a Ângela tem acedido a todos os nossos pedidos, tentou arranjar-nos o melhor horário possível e agora andam com esta mesquinhice toda por causa de dois dias de estudo...Por favor, um pouco de maturidade! E por favor também não comecem aqui uma torrente de comentários anónimos, falem com as pessoas, já por isso é que estou a assinar (somos todos adultos).

    Obrigada,

    Adriana Moças

    ResponderEliminar
  9. A Gala de Direito trata-se de um dia especial tanto para a EDUM como para os alunos que esta representa e que nela desejam participar. Trata-se de um evento que tem sido tradição nos últimos anos e que tem ganhado o afecto até do corpo docente. Trata-se de uma data de convivio informal com os professores e entre os alunos não se comparando a um jantar de curso que é marcado com alguma regularidade. O problema quanto à antecipação do teste deve-se à prontidão com que a delegada marcou os exames, pois, caso esta não fosse tão eficiente os exames ainda estavam por marcar e este problema nem existia. Julgo ser mais prejudicial uma noite antes do exame mal dormida do que dois dias a menos de estudo. Também só perde dois terços de dias de estudo quem começar a estudar seis dias antes, pois caso comecem a estudar hoje não terão esse problema. Julgo, portanto, que a “vontade da turma” deveria passar por uma última despedida destes quatro anos pois a vida académica não se resume às aulas. O estudo e as notas neste último ano são importantes e até eu o reconheço, mas cada qual sabe se as amizades travadas são mais importantes do que dois dias no meio de dois meses.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  10. Isto é vergonhoso. Adultos que não sabem estalecer prioridades

    ResponderEliminar
  11. "Isto é vergonhoso. Adultos que não sabem estalecer prioridades"

    Caríssimo, queres-te identificar? É que neste momento a tua opinião não vale nada. Admitam o que pensam! Adultos que não conseguem assumir a sua posição!! Vergonhoso!

    Adriana Moças

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. muito bem adriana, isto de escrever sob anonimato..... tem que se lhe diga

      DP (daniel pires)

      Eliminar
  12. Vamos ser racionais. Nenhum ano tem um calendário de testes tão bom como o do 4º ano. Inicialmente tínhamos agendado o teste de comercial no dia 11 e família no dia 14... Já com muito esforço conseguimos alterar o teste de comercial para janeiro, de modo a distribuir melhor os testes e não acumular mais do que um teste por semana.
    Perante uma situação como esta, em que os membros da direção da AEDUM e até os próprios professores pedem para alterar a data do teste para que a presença dos alunos finalistas não seja colocada em causa, colocam-se tantos entraves por causa de uma antecipação de 1 ou 2 dias. Esta antecipação também me dará trabalho, porque já tinha efectuado o pedido de reserva de salas no GAE e terei o trabalho de voltar a fazer o mesmo. Se coloquei esta questão à turma é porque reconheço a importância da gala para a Escola de Direito, alunos e professores.
    Sejam compreensivos!

    ResponderEliminar
  13. esta turma tem um grande problema: ESTÃO MAL HABITUADOS!! Querem sempre a papinha toda feita e quanto mais têm mais querem. Deixem de ser mesquinhos e egoistas e aprendam a dar valor ao que vos fazem.
    Já não dá para aguentar tanta infantilidade num sítio onde se esperava encontrar adultos.

    A gala de direito é dos acontecimentos de maior importância e uma vez que temos um bom calendário de testes dava perfeitamente para conciliar a antecipar o teste 1 ou 2 dias.

    O mundo não vai acabar por termos menos um ou dois dias para estudar. Aprendam a organizar o estudo e já não terão problemas em antecipar os testes

    ResponderEliminar
  14. Caros colegas,

    é lamentavel que esteja a haver tantos problemas num assunto relativamente simples de resolver, uma vez que já solucionamos problemas bem mais complexos como a calendarização de todos os testes do semestre, inclusive aquela situação em que iriamos ter Comercial e Família que são cadeiras anuais na mesma semana e curiosamente ai não houve tanta oposição!
    Felizmente depois de tanto esforço lá se conseguiu arranjar uma alternativa, para não falar nas sucessivas tentativas de alteração de horário que infelizmente não foram bem sucedidas mas por razões que nos ultrapassam. E agora que tudo parecia estar definido surge este problema que poderia não ser problema.
    Pois se não fosse viável nem possível esta alteração podem ter a certeza que nem sequer seria sugerida.
    Hoje consultamos a turma e além do mais está a decorrer uma votação para tentarmos chegar a uma decisão que como é normal não será unânime.
    Apesar disso iremos ter em consideração todos os interesses em causa e chegar a uma decisão no mínimo sensata

    Com os melhores cumprimentos

    Bruna Silva

    ResponderEliminar
  15. Em pouco mais de 15 minutos surgiram cerca de 15 votos para os que não concordam na alteração.
    Provavelmente acabaram às 6h as aulas dos caloiros do ano passado.
    Angela o meu conselho é utilizar método tradicional de votação, ou seja,no final de alguma aula do 4º ano perguntar, porque está muita gente que não é finalista a votar, certamente.

    ResponderEliminar
  16. Coo é possivel tantos votos de repente em quem não concorda com a alteração?
    Acho que deviamos reunir os finalistas e votar pois aqui podem votar pessoas que não são finalistas e se calhar pessoas que nem são do nosso curso

    ResponderEliminar
  17. Concordo perfeitamente. Para evitar sabotagem de votação, amanhã procederemos à votação presencial e as pessoas deverão identificar-se.

    Cumprimentos e obrigada.

    ResponderEliminar
  18. Mas é oficial? já acabou a votação e votasse na aula então?

    ResponderEliminar
  19. É a praxe a funcionar, cuidado com eles...

    ResponderEliminar
  20. Esta malta nova só quer festa! Vergonhoso! Estão na Universidade para trabalhar e não para festejar! Se querem festa vão para um Politécnico! Aqui exige-se rigor! No pain, no gain!

    ResponderEliminar
  21. Relativamente ao conteúdo de alguns comentários que estão a ser feitos a propósito deste assunto, tenho a dizer o seguinte:
    1. Todos os argumentos e opiniões são válidas, quer sejam a favor ou contra a antecipação do teste, desde que as pessoas se manifestem com a devida identificação e, preferencialmente, de forma civilizada;
    2. Respeitem os alunos que querem ir à gala de direito e não interpretem isso como um acto de irresponsabilidade e imaturidade. Trata-se de um acontecimento de grande importância para a EDUM, para alunos e docentes, e não de uma "festa" à qual só quer ir a "malta nova";
    3. Trata-se de uma antecipação de 1 dia que não poderá ser, de maneira nenhuma, decisiva para a programação do estudo dos alunos. Não me cabendo a mim dar lições de moral a ninguém, acho que se soubermos organizar o nosso estudo, o tempo será mais do que suficiente e 1 dia não será decisivo;
    4. Mandaram-me alterar o teste: não me foi pedido que consultasse os alunos. Apenas o fiz porque depois de ter os testes marcados, não gosto de alterar datas e muito menos sem o consentimento dos meus colegas;
    5. Pedia um pouco de mais respeito e que evitassem comentários como "Esta malta nova só quer festa! Vergonhoso! Estão na Universidade para trabalhar e não para festejar! Se querem festa vão para um Politécnico! Aqui exige-se rigor! No pain, no gain". São desnecessários e deverão ser evitados.

    De qualquer modo, é apenas uma opinião, mas pelo menos é identificada.

    Cps

    ResponderEliminar
  22. Relativamente às votações, creio que é claro que está a haver sabotagem e portanto a sondagem será desconsiderada. Ainda assim, acho precipitado acusar os caloiros da praxe. São ilações exageradas!

    Cps.

    ResponderEliminar
  23. acho piada aos alunos que fazem comentários como alguns que aqui li. Tem mais valor uma boa nota de um aluno que estuda e se diverte do que uma boa nota de um aluno que só vive para os livros e cria um drama só porque tem menos 24h de estudo.
    Quem dera a muitos ter a capacidade que muita gente tem de se divertir e mesmo assim apresentar resultados. Essa gente deve ter é inveja.

    ResponderEliminar
  24. as pessoas gostam é de criticar, de arranjar problemas, de apontar falhas e de contrariar. arranjem algumas ocupações para a vossa vida, alem de marrar e criticar tudo e todos. parece impossivel.

    ResponderEliminar
  25. Se a angela vieira acha que não são os caloiros eu gostava de saber como é que foram sabotadas as votações! Obrigada, Ana Callaghan

    ResponderEliminar
  26. Obviamente que eu não sei como foram sabotadas as votações, mas daí a dizer que são os caloiros... Além disso, as pessoas do nosso ano já não estão a praxar, por isso nem faz sentido fazer conclusões dessas.

    ResponderEliminar
  27. mode ironic on: como e obvio foram os caloiros, voces conseguiram descobrir a verdade! Eles sairam as 18 horas e foram todos obrigados a votarem ate mudarem o rumo das votacoes. Foram sujeitos a condicoes "desunamas", obrigados a estar a frente do computador a votar a cada minuto, caloiros choravam e desmaiavam porque nao aguentavam a pressao. Foi uma tortura mas a praxe foi feita para isso mesmo. Para ajudar os doutores a mudar as votacoes no blog do 4ano.

    ResponderEliminar
  28. Queria desde já congratular, com toda a ironia, aquelas pessoas que acham que os caloiros do ano passado votaram a favor de interesses de alguns finalistas. Quem perde tempo com este tipo de suposições ou teorias da conspiração de facto revela uma maneira de estar na vida ridícula. Andam a queixar-se que o teste não pode ser alterado porque isto ou aquilo, perderam mais tempo de estudo a pensar nessas criancices e a escrever esses comentários idióticos aqui no blog que poderiam ter usado para o tempo de estudo de que tanto necessitam.
    E essas bocas que andam aí a falar mal da praxe, que nem sequer fazem a mínima ideia do que é, que ganhem juízo antes de comentários infantis sobre ser os caloiros do ano passado a votar.
    Há coisas que já não se esperam ouvir de pessoas de 21 anos ou mais, e este curso, infelizmente, disso tem a mais.
    Quem tanto critica os métodos das duas delegadas devia ter-se candidatado e aí fazia tudo como bem entendia. Mas como sempre, é mais fácil ter a "coragem" de enviar comentários anónimos a criticar tudo e todos, do que fazer algo.

    Para as duas delegadas, continuação de um óptimo trabalho, que o estão a fazer exemplarmente. Críticas aceitem as construtivas, e as identificadas, fora isso não me parecem relevantes.

    João Barros, Jonacse

    ResponderEliminar
  29. 'Se a angela vieira acha que não são os caloiros eu gostava de saber como é que foram sabotadas as votações!' a sério MESMO que agora de repente os caloiros sejam acusados?! Lamento os vossos fracos conhecimentos do mundo informático. E refiro-me a conhecimentos BÁSICOS. Mas lamento muito mesmo! Espero que tenham pelo menos conseguido ultrapassar o facto de o Pai Natal não existir na realidade.

    ResponderEliminar