quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Direito da Família


Caros colegas,

Hoje fui à aula de Fiscal II do pós-laboral, com o Professor Doutor Joaquim Rocha, para tentar esclarecer o problema criado com o dia da marcação da data do teste. O que foi dito na aula é que o teste nunca foi alterado para o dia 13 (havia apenas uma proposta dos alunos do 3º ano) e que não será susceptível de alteração. Portanto, informo todos os alunos que o teste de Fiscal II encontra-se marcado para o dia 20 de dezembro, sendo esta data definitiva.

A menos que se consiga alterar o dia da Gala de Direito para o dia 14 de Dezembro (o que será muito difícil!), o teste de Direito da Família será antecipado para o dia 13. Foram essas as indicações que recebi e o problema ficará desta forma resolvido.

Tratando-se de uma antecipação de um dia, creio que não serão causados danos irreparáveis a ninguém. Por outro lado, com esta antecipação também não serão colocados entraves à presença dos alunos finalistas na Gala de Direito.

As reclamações deverão ser devidamente identificadas, sob pena de não serem consideradas.

Saudações Académicas!

27 comentários:

  1. Há que dar valor à votação

    ResponderEliminar
  2. Neste momento votaram 234 pessoas, quando são poucos mais de 100 os inscritos na UC. Obviamente que esta votação não está a ser fidedigna e por esse motivo deverá ser desconsiderada, independentemente do resultado final.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  3. Além disso, não nos esqueçamos que as circunstâncias se alteraram. Muitas das pessoas que votaram no dia 12, fizeram-no convictos de que o teste de fiscal II seria no dia 13, já que tinha sido essa a informação veiculada no blogue do 3º ano. Alterando-se essa circunstância, altera-se a opinião de muita gente sobre o assunto. Tenham isso em consideração!

    Cps.

    ResponderEliminar
  4. Não sendo o local mais apropriado para o fim (desculpa, Ângela), apelava a que os alunos que têm Direito Penal I em atraso que atentem à votação que está a decorrer até AMANHÃ no blog do 3º ano (direito3ano.blogspot.pt/). É um assunto do nosso maior interesse !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, não se esqueçam de participar na votação para fazer valer o vosso direito em relação ao assunto, até porque a pretensão da maioria dos alunos do 3º ano é que o teste de Penal seja agendado no dia 6 de Dezembro (um dia depois do teste de trabalho).

      Cps

      Eliminar
  5. Por último, queria apenas dizer que hoje no início da aula teórica de Direito do Trabalho consultei a turma e o que me foi dito pelos alunos presentes foi que aceitavam a antecipação do teste se fosse apenas de um dia. Ficou combinado que eu iria esclarecer o problema de Fiscal II com o Prof Joaquim Rocha e se o teste fosse agendado para o dia 20/12, a turma consentia com a antecipação do teste de família para o dia 13.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os alunos do que estão inscritos no 3º ano e têm a UC de família porque lhes era permitido não estão representados. Os alunos do 3º ano também não estavam representados. Eu enquanto aluna do 3º ano VOTO NÃO CONCORDO

      Eliminar
  6. Há várias coisas a ter em conta:

    A primeira é que isto não diz respeito unicamente aos alunos inscritos a família, mas também a alunos do 3º ano que não querem a alteração da data da gala;

    A segunda é que há alunos inscritos na UC que têm de conjugar com cadeiras do 3º e que não se cinge apenas a fiscal;

    A terceira é que os alunos que votaram de forma errada, podem alterar o seu sentido de voto, bastando apenas que voltem a votar noutra escolha (isso fará com que o voto saia de uma hipótese e vá para outra);

    A quarta é que há alunos que têm de conjugar as datas com a possibilidade de irem de fim-de-semana para casa para estarem com as suas famílias.


    A quinta e última é que há alunos que preferem ter tempo para estudar do que estar a seguir os caprichos de certos alunos para irem a festas;


    A votação representa a vontade dos alunos e há que cumpri-la!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu penso que não se deve ter em conta nada do que foi dito neste comentário, sinceramente não faz sentido.
      1º ninguem falou em alteração da data da gala, não é isso que está na votação.
      2º não vejo que diferença faz os alunos que têm cadeiras do 3º ano, o calendário de teste ainda nem está feito.
      3ºhá muita gente que votou e provavelmente nem é do curso e outro que votaram mais do que uma vez, basta votar em computadores diferentes
      4º se o teste for antecipado ainda podem ir de fim de semana mais cedo, podem ir logo a meio da semana se não quiserem ir à gala.
      5º não estamos a falar de um capricho mas sim de uma gala que envolve não só certos alunos como professores e restantes membros da EDUM, as festas fazem parte da vida academica, ir a uma ou duas no ano não vai afetar certamente o seu precurso de estudo.
      Esta votação representa a vontade de alunos que não têm nada haver com o assunto, a alunos que votaram mais que uma vez e a amigos de alunos.

      Eliminar
  7. De facto, as pessoas podem efectivamente mudar o seu sentido de voto, mas continua por explicar porque motivo há tanta gente a votar em relação ao número de inscritos na disciplina, o que me leva a duvidar da votação.

    ResponderEliminar
  8. E para que conste as pessoas não têm nada que se identificar! Não estamos numa ditadura minha gente! O voto é secreto como em todos os actos eleitorais! Ninguém vai estar a identificar-se para depois ser estigmatizado pela turma como um "não fixe"! Cresçam!

    ResponderEliminar
  9. O POVO UNIDO JAMAIS SERÁ VENCIDO! VOTA NÃO CONCORDO

    ResponderEliminar
  10. GRÂNDOLA, VILA MOREEEEEENA, TERRA DA FRATERNIDAAAAAAAADE, O POVO É QUEM MAIS ORDENA! ABAIXO O FASCISMO CARAIGO!

    ResponderEliminar
  11. Face ao que li e porque tenho acompanhado e ajudado a tentar solucionar o problema cumpre-me deixar aqui algumas considerações:
    Eu e a ângela ao longo do dia fomos visitando o blog para ver o ponto da situação e verificou-se que de um momento para o outro o número de votos aumentou de uma forma inexplicável até chegar a este valor que dá perfeitamente para ver que não corresponde à realidade.
    Não é possível ter duzentos e trinta e tal votos quando nem metade estão inscritos à cadeira e temos que ter em consideração que nem toda a gente vota por isso mesmo mais nos leva a crer que esta votação foi aldrabada.
    Deste modo fazendo jus à coerência e bom senso não se deve ter em conta esta votaação até porque curiosamente os votos respeitantes à marcação do teste de família para do dia 13 não se alterou só se alterou os votos do dia 12 e em relação ao "Não concordo".
    Além disso tendo em conta o que outrora já foi mencionado o problema não se coloca mais pois Fiscal não se altera e hoje quando se questionou a turma acerca da alteração da data de família só colocaram entraves à antecipação par o dia 12 e não para o dia 13 e é importante realçar que essa questão foi colocada directamente e aí houve consenso, ninguém se opôs.
    Em suma após os acontecimentos do dia de hoje não me parece haver um motivo atendível para não se alterar a data para o dia 13.
    Como é obvio não se pode agradar a toda a gente!
    Hoje já fomos a Fiscal para realmente nos certficarmos qual seria a data real do teste e é de realçar que fomos de propósito à aula para tentar solucionar este assunto de forma definitiva, mais não se pode mesmo fazer!

    Saudações Académicas

    Bruna Silva

    ResponderEliminar
  12. A sério que só agora repararam?
    Era evidente... cada minuto um voto!xD

    ResponderEliminar
  13. Fico triste em ver alunos a desprezar tanto a gala de direito.
    Todos os anos os alunos que estão na direção da AEDUM fazem um enorme esforço pessoal para conseguir organizar uma grande festa feita para os alunos e membros da EDUM.
    Custa-me ver aqui alunos que estão mais interessados em mais 3 ou 4 horas de estudo para fazerem um exame parcelar que é acessivel, pois estamos a falar de uma cadeira que é interessante mas não tem o grau de dificuldade de outras cadeiras.
    Lembro-me de um ano em que havia exame de processo executivo no dia a seguir à gala, todos os alunos queriam mudar o exame para poder ir a essa mesma gala o que acabou por não ser possivel, mas mesmo assim muitos acabaram por ir, agora que há a oportunidade de mudar há gente que não quer, será que esta tentativa em manter a data é intencional por parte de algumas pessoas para que vá pouca gente do 4º ano à gala?
    Se assim for repudio essas pessoas que em vez de querer estabelecer harmonia entre o curso apenas quer criar conflitos.
    Quanto a esta votação não faz sentido considerá-la ela diz respeito apenas aos finalistas, pois lá está explicita a alteração do dia para o teste de familia e não para a alteração da data da gala.

    ResponderEliminar
  14. Obviamente que as pessoas têm de se identificar. Tenho a certeza que não receberia grande parte dos comentários se fosse obrigatória a identificação, até porque, compreensivelmente, muita gente se envergonharia de assumir publicamente muita coisa que diz.

    Os alunos descontentes devem dirigir uma reclamação à Doutora Clara Calheiros, insurgindo-se contra a marcação da Gala de Direito no dia 14, mas não a mim. Eu apenas me limito a transmitir o que me dizem e a cumprir as ordens superiores que recebo, ainda que sempre que possível tenha procurado consultar todos os colegas e agir em conformidade.

    Por último, apelo ao bom senso de cada um e deixo aqui a seguinte mensagem. Como vocês bem sabem, tenho uma carga de trabalho muito grande precisamente por fazer mais do que aquilo que me compete. Faço-o porque há uma grande maioria de pessoas que o merece. Aos restantes, peço apenas respeito, já que não tenho a obrigação de aturar a falta de educação de ninguém. Isso, garantidamente, não está no âmbito das minhas funções.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  15. A sério que vocês ainda estão todos a comentar em anónimo? Qual é o vosso problema em assumir a vossa posição?

    Sinceramente...

    Adriana Moças

    ResponderEliminar
  16. Caríssimos: TENHAM VERGONHA!
    A Ângela desde sempre fez TUDO para que esta turma tivesse um calendário de testes adequado que nos permitisse a todos estudar com tempo. Chegou mesmo a dar a cara por em certas situações difíceis quando mais ninguém o fez (lembram-se certamente do final do ano passado ou de toda a questão relacionada com as frequências e testes de penal, declaratório, etc). Mas agora que surge uma situação complicada em que muito não passa pelas mãos dela mas sim por cargos superiores, vocês esquecem por completo tudo e começam com insinuações e tretas... Tenham dó! O vosso egoísmo deixa-me sem palavras! Tal como já aconteceu anteriormente, existem determinada pessoas desta turma que aproveitam qualquer coisa para fazer uma peixeirada! Já agora assinem os vossos comentários, de certeza que não haverão represálias!

    PS: Fico muito contente pelos alunos desta Universidade conheceram a mítica música da Liberdade!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cara colega Dani,

      Um bom jurista tem saber obrigatoriamente escrever correctamente (e assim rimo)! O verbo haver é impessoal, logo deveria ter escrito "haverá represálias" (não tome este comentário como uma).

      Cumprimentos,

      João Costa.

      P.S.: Devemos todos louvar e agradecer o meritório trabalho da nossa querida delegada, que tanto por nós faz, qual Madre Teresa na defesa dos pobres indianos.

      Eliminar
    2. Caro João,

      Muito obrigada pela correcção. Tem toda a razão! Já agora não me chame Dani porque eu não faço a menor ideia quem o colega é logo entendo que não lhe terei dado tamanha liberdade.

      Afetuosos cumprimentos!

      Eliminar
  17. Por mim qualquer data serve ;)
    Pena haver sempre os tais anónimos com medo de represálias e a falar de actos eleitorais, normalmente o voto para datas dos testes é numa sala, em público, logo...
    Boa gala para quem for e bom estudo para todos.

    ResponderEliminar
  18. DESTES COMENTÁRIOS TODOS, GOSTEI DAQUELE QUE CANTOU "GRANDOLA VILA MORENA"

    É SEMPRE BOM UM POUCO DE MUSICA NO MEIO DE TANTOS INTERESSES (PESSOAIS).

    ESQUECEMO-NOS DAQUILO QUE SOMOS EM PRIMEIRO LUGAR = ESTUDANTES ?
    E QUE ISSO DEVE PRESIDIR ÀS NOSSAS ESCOLHAS (independentemente de outras atividades e afazeres que tenhamos???)

    um bom dia a todos

    daniel pires

    ResponderEliminar
  19. Olá Angela! Logo que possivel, peço-te que publiques a conclusão final quanto á data do teste de familia. Entendi e admiro o teu esforço em tentar agradar a todos e conciliar as datas dos exames, com as actividades que temos na Universidade e a última oportunidade que temos de as viver, ou pelo menos com este gosto de finalistas.
    O método de votação seria idóeneo, para uma solução, mas a idade cronológica das pessoas não corresponde à maturidade, por isso, aconselho-te a deixar como está, e cada um que faça a gestão da sua vida, e do seu estudo como entender, afinal pressupoe-se que todos já são adultos e responsáveis pelas suas opções. Independentemente do caminho de cada um, a vida obrigará a adequar a vida às circunstancias, e não as circunstancias à vida!
    Parabens pelo teu trabalho e continuação deste desempenho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      O 2º teste de direito da família será realizado no dia 13 de dezembro. Oportunamente divulgarei o horário em que será realizado o teste.
      Cumprimentos e obrigada pelo comentário!

      Eliminar
  20. É lamentável toda esta confusão que se tem criado, quer entre o 3º ano, quer no 4º, e entre ambos os anos. E mais lamentável é, ainda, que insistam em atirar a culpa à pessoa que MAIS tem feito por todos nós - a delegada, Ângela Vieira. Por vezes, parece que também muitos de vocês se esquecem que ela também tem os seus interesses enquanto estudante e que não pretende prejudicar-vos, sob pena de também ela ser prejudicada.

    Não tenho nada contra os anónimos, nem considero que todos tenham de se identificar. Mas RESPEITO é algo que deveria pautar as opiniões de todos, por muito contraditórias que sejam. Não se querem identificar, então não se identifiquem, mas deixem de fazer proveito dessa possibilidade para insultar e andar aqui a gozar com a cara de quem quer que seja. Isso não vai atribuir maior valor ao vosso argumento.

    Quanto ao assunto em si: ora bem, se a Gala de Direito (e quem diz a gala, diz outro evento qualquer) não fosse para, supostamente, todo e qualquer aluno frequentar, se assim entender e quiser, então penso que não haveria qualquer interesse em realizá-la. Se a Gala existe, todos devem ter a possibilidade de ir.

    Estamos em inícios de Outubro, caros colegas. Não me parece que a antecipação do teste 1 dia vos faça diferença. Se estivéssemos a falar de um teste que se realizasse daqui a 3 dias, e que de repente quisessem que fosse antecipado para amanhã, a história era outra. Mas relaxem, não é o caso. Nem me parece que, no caso em concreto, a antecipação de dia 13 para dia 12 seja algo que requeira um grande e tremendo esforço de (re)organização do estudo por vossa parte. Aliás, quem não tiver a matéria sabida até ao dia anterior do teste... Não sei o que andou a fazer até ali, sendo que AINDA tem 2 meses pela frente.

    E já agora, onde ficou aquela história, tanto ouvida em campanhas "disto e daquilo" (no âmbito do próprio curso de Direito, entenda-se!), em prole da união dos alunos dos vários anos, na tentativa de acabar com o estigma "ano par vs ano ímpar"? Pois é. Palavras que apenas parecem ter ficado esquecidas nos folhetos (como sempre).


    Cumprimentos e votos de bom trabalho! :)
    M.

    ResponderEliminar