domingo, 5 de maio de 2013

Missa de Finalistas

Caros colegas,

Como sabem, no próximo sábado, dia 11 de Maio, realizar-se-á a missa de finalistas. Segundo a informação que me foi dada, a missa terá lugar às 16h na Igreja dos Congregados, em Braga.

Cada curso deverá levar uma oferenda que reverterá a favor de uma instituição de solidariedade social. Sendo o nosso curso bastante grande e, dada a importância da ocasião para os alunos finalistas, gostava que amanhã, no intervalo da aula teórica de Família, dessem sugestões para a oferenda. Se todos contribuírem,  em géneros ou com um valor monetário simbólico (1 euro, por exemplo), certamente que poderíamos levar uma grande oferenda, proporcional ao número de alunos do curso de Direito.

Se algum de vocês tiver sugestões, ou tiver a noção do que tem sido dado nos últimos anos, agradecia que partilhassem (pessoalmente ou através deste blogue) para que com a contribuição de todos fosse possível conseguirmos uma boa oferenda, que reverterá a favor de uma causa nobre.

Apelo à vossa colaboração!

Saudações Académicas!

51 comentários:

  1. Aproveito para fazer alguns reparos:

    Se optarmos por dar produtos alimentares, pedia que optassem por comprar produtos que se conservem durante algum tempo, já que a recolha será feita durante esta semana e não convém que os produtos se estraguem com grande facilidade. Quem preferir contribuir em géneros, em vez de contribuir com valor monetário, certamente que o melhor seria agendarmos um dia (por exemplo, no dia do teste de Direitos Fundamentais) para fazer a recolha dos produtos. O que vos parece?

    Quanto às músicas para o cortejo, eu pedia a alguém que percebesse um pouco mais disso do que eu que me confirmasse qual é o hino de curso. Segundo o que soube, estas foram as músicas cantadas no ano passado:

    Música de finalistas:

    Lá na UM eu entrei
    E só tenho a agradecer
    Pois Direito eu estudei
    E nunca o irei esquecer

    Os amigos, as borracheiras,
    Ou as noites a marrar,
    Tudo isto fica cá dentro
    Para mais tarde recordar

    Finalista de Direito,
    Mas que coisa bestial!
    Sou finalista deste curso
    E não há outro igual
    Finalista, finalista,
    Sou finalista de Direito!
    Este é o melhor curso
    E finalmente fica feito!
    (refrão 2x)

    Hino de curso:

    Nesta grande academia
    Há um curso bestial
    Quatro anos de euforia
    Nunca vi nada igual
    Ainda agora cá cheguei
    E não mais quero partir
    Com os doutores do meu lado
    Vai ser sempre a curtir
    E nesta praxe, vamos ser
    Os caloiros a abater
    Os outros cursos vão tremer ao nos ver...

    Direito la la lalalala la lalalala
    Tudo por ti
    Direito la la....
    Tudo por ti

    Com tanta noite e copos
    Não podemos arriscar
    Pois juristas queremos ser
    E o curso acabar
    Com muito suor e lágrimas
    Sei que vamos conseguir
    Pois direito é o graal
    Que queremos atingir

    E nesta praxe, vamos ser
    Os caloiros a abater
    Os outros cursos vão tremer ao nos ver...
    Direito la la lalalala la lalalala
    Tudo por ti
    Direito la la....
    Tudo por ti


    Alguém me sabe dizer se as músicas que serão cantadas este ano são as mesmas do ano passado? Confesso que não estou muito por dentro do assunto e precisava do esclarecimento de alguém que de facto soubesse antes de dar a indicação definitiva a todos os alunos do curso!

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  2. Eu acho que alimentos é a melhor oferta que podemos dar. Livros ou brinquedos não serão tão úteis como a alimentação.

    Acho que essas são as nossas músicas! O melhor é toda a gente decorar estas letras para que tudo corra bem no dia do cortejo.

    Obrigada

    ResponderEliminar
  3. essa não é a letra do hino de curso do nosso ano

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se não é, pedia a alguém que tivesse a letra da música que me enviasse. Precisava da letra para colocar no blogue. Há muita gente que me pediu e eu não quero dar informações falsas a ninguém!

      Obrigada.
      Cps.

      Eliminar
  4. No nosso ano o hino de curso era este:
    "Pro P*to
    Pro Peito
    Conosco é tudo a heito
    A malta de Direito
    Anda sempre de pa* feito
    Quem foi?
    Quem viu??
    Pra P*ta que os pariu
    Eu bem dizia que era grossa
    e não cabia
    Era a maior de toda a academia
    Passou Passou Passou
    Passou ao lado
    e tem cuidado
    Senão es enrr*bado!"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um brinde à praxe.

      Eliminar
    2. ... Alguma coisa deve estar aqui muito errada. Essa música mais batida do que sei lá o quê, como hino de curso?! E se entraste em 2009/10, não deves ter ido muito à praxe, então. É que de hino de curso, essa música não tem nada. Por isso antes de fazerem afirmações, confirmem se estão correctas.

      Cumps.

      Eliminar
  5. "Direito é o melhor curso da U.M., praxados vamos ser
    Com muito orgulho e devoção!... A caloirada vai começar toda a encher
    Quando os doutores gritarem nós vamos ter que obedecer..."
    He pa, não vou continuar... Este foi o pior hino que alguma vez ouvi na minha vida, quer em termos de letra, quer em termos de melodia. Eu não consigo transcrevê-lo até ao fim, desculpem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como aquelas foram as músicas que foram cantadas no ano passado, pensei que seria igual todos os anos! :)
      Não sabia que cada ano tinha um hino próprio!
      Obrigada!

      Eliminar
  6. O hino de curso é o que a última senhora/senhor transcreveu
    ("Direito é o melhor curso da U.M., praxados vamos ser
    Com muito orgulho e devoção!... A caloirada vai começar toda a encher
    Quando os doutores gritarem nós vamos ter que obedecer...")

    Em todos os anos o hino muda e este foi o hino que tivemos enquanto caloiros.

    E já agora quando criticarem, critiquem sem o fazer em anónimo. Cobardias para quê?

    Saudações calorosas
    José Vieira de Castro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma crítica necessita de ser assinada? Vale por si, não pela pessoa que a emitiu... Simplesmente é mais fácil escolher o perfil "anónimo".

      Eliminar
    2. Assinaturas para quê?
      Saudações calorosas.

      Eliminar
    3. E desde quando o hino de curso é um hino de praxe?

      Eliminar
    4. Realmente caro anónimo (sim, mais uma vez um anónimo) as pessoas têm por tendência, no seu dia-a-dia escrever hinos de curso. e ate os cantam nos corredores da Universidade, não sei como não apercebi-me disso antes.
      obrigada por me ter elucidado.

      Cumprimentos calorosos
      Sylvie Oliveria e Cristina Pinto

      Eliminar
  7. Seria preferível cantarmos o hino do ano passado. Esse hino é do pior que pode existir.
    Quanto à oferenda, parece-me muito bem que façamos uma recolha de alimentos no dia do teste. Quase toda a gente vai ao teste e portanto daria perfeitamente para reunir-mos uma grande quantidade de alimentos.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  8. cada ano tem o seu próprio hino e o nosso enquanto caloiros foi o que o Zé escreveu.. já agora não se esqueçam que além de precisarem de saber a letra precisam de saber o ritmo. Ângela, a Bruna sabe o hino e como ela está mais próxima de ti é capaz de ser mais fácil para ti.
    E já agora deviam mostrar mais respeito, se não gostam ou não concordam não cantem, mas este é o nosso hino.

    Márcia Lomba

    ResponderEliminar
  9. O hino de curso é precisamente aquele que começa com "Direito é o melhor curso da U.M." mas quem não se sentir à vontade para o cantar por não o achar digno, pode sempre não o fazer. Quanto à música do cortejo, é diferente todos os anos e fica a cargo dos colegas do 2º ano. Para já não tenho qualquer informação se já foi feita ou não, provavelmente esta semana os colegas devem vir ao nosso encontro para se tratar disso.

    ResponderEliminar
  10. Boa Noite,

    Não faz qualquer sentido cantarmos o hino do ano passado uma vez que o hino que acompanhou todo o nosso ano de caloiro foi o "Direito é o melhor curso da UM", e como tal tem um valor sentimental para muitos de nós daí que este não deve deixar de ser cantado só porque a letra e o ritmo são maus. Cantar este hino no cortejo é o símbolo dos 4 anos passados na nossa mui nobre academia e neste grande curso!

    Cristina Pinto

    ResponderEliminar
  11. Eu estou a ajudar a Ângela nisto.
    Já mandei mail a pedir mais informações relativamente à imposição das insignias e ao que se vai cantar.
    Todavia o hino de curso é o hino de praxe do nosso ano e é esse que temos de cantar pois é o nosso hino. Compreende-se quem não goste, mas não vamos cantar o hino dos outros anos, pois nós temos o nosso.
    Amanhã no intervalo de família falamos melhor acerca da imposição e acerca da missa.

    Cumprimentos académicos

    ResponderEliminar
  12. Concordo Bruna , não está em causa não cantar o hino de curso e o nosso e mais nenhum. Por isso acho que esse tópico nem deve estar em questão.
    Cumprimentos académicos
    Márcia Lomba

    ResponderEliminar
  13. Caro ANÓNIMO!
    Quem não gostar do hino pff que não o cante. Aliás isto nem é uma questão de gostos, o hino é esse e ponto final! isto é mesmo de quem não percebe nada da cerimónia nem da tradição.

    Sylvie Oliveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca disse que não deveria ser cantado, apenas que era horrível.

      Eliminar
    2. "(...) isto é mesmo de quem não percebe nada da cerimónia nem da tradição."

      Ao menos percebo de direito...

      Ass: Meireles

      Saudações académicas e anti-praxistas.

      Eliminar
    3. isto não é normal... que eu saiba todos percebemos de direito senão não tinhamos chegado ao quarto ano! mas pronto ao que nós chegamos!

      Eliminar
    4. Meireles obrigada por estares a elevar o conteúdo deste post. Não vou descer a esse nível.

      Cumprimentos,

      Sylvie Oliveira

      Eliminar
  14. Acho que as tradições devem ser mantidas e, por esta ordem de ideias, não faria sentido algum cantarmos o hino de curso de outro ano. Quanto à música a ser cantada no dia do cortejo, tudo indica que será a mesma que na imposição de insígnias, ou seja, o nosso Hino de Curso.

    Saudações Académicas,
    Isabelle Costa

    ResponderEliminar
  15. Basicamente, quem não quiser cantar, não cante e tem esse direito. Certamente, não fará falta.

    José Charrua Pires

    ResponderEliminar
  16. Uma letra tão brilhante como essa só podia ter nascido da praxe.

    Ângela, achas que podias colocar no blogue o que ficou decidido na reunião? É que eu não vou poder ir à aula de família.

    Saudações.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também não poderei ir à aula, mas já pedi à Bruna para falar com a turma e assim que ela me transmita as sugestões/opiniões da turma, eu colocarei aqui no blogue, até porque até quinta-feira queria já ter tudo isto tratado.
      Cps.

      Eliminar
  17. Eu não tenho rigorosamente nada a ver com a praxe nem a critico, mas gostei de ver como um simples comentário relativo a uma música provocou reacções menos calorosas de umas 5 ou 6 pessoas. É este o tal pilar da união em que a praxe (aparentemente) se suporta? Colegas, deixem a tal senhora/senhor com o seu comentário - que, inexplicavelmente, vos faz desembainhar as espadas, qual "Braveheart"-, e procurem defender-se uns aos outros, e não uma simples música...

    ResponderEliminar
  18. Vejam lá isso do hino e cheguem a um consenso, por favor. Os meus pais vêm da França de propósito para assistir a este momento da minha vida, e seria uma pena uns cantarem uma coisa e outros outra... Somos ou não somos o curso mais unido da UM! FORÇA DIREITOOOOOO!

    ResponderEliminar
  19. Cá por mim era o Doutor António Lopes que decidia. Afinal é ele o aluno que tem mais amor ao curso e percebe mais desta área na qual nos queremos formar.

    ResponderEliminar
  20. bravissimo anónimo 04:49! Nem eu anónimo n.10000000 diria melhor

    ResponderEliminar
  21. Ângela, acho que o bom-senso impõe que apagues grande parte destes comentários... Está a tornar-se uma selva...

    ResponderEliminar
  22. Caros colegas,

    Este blogue serve o intuito de promover uma interacção entre colegas. A ideia era que me dessem ideias e sugestões para a oferenda que deveríamos entregar na missa e não que usassem isto como um pretexto para ataques pessoais.
    Peço que se limitem a dar sugestões para a oferenda.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  23. Oferecer bom senso a muita gentinha

    ResponderEliminar
  24. Nem vou discutir mais isto pois a minha decisão já está tomada..vou cantar o hino de curso que cantei enquanto caloira independentemente da vossa decisão.

    Márcia Lomba

    ResponderEliminar
  25. Falou-se na aula de Família na oferta de um cheque prenda da Almedina (por exemplo) para as instituições comprarem livros. É uma oferenda intemporal, não perecível e tem a vantagem de se adaptar a todos os tipos de instituições, o que é fundamental já que não se sabe ao certo qual a instituição benecificiada com a oferenda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela sugestão!
      Pelo que me disseram, nós poderíamos escolher a associção à qual pretendemos fazer a doação.

      Eliminar
    2. Segundo a Juliana me disse a pouco as instituições com que costumam trabalhar são: a Casa de saúde do Bom Jesus, o Projecto Homem, Centro Pe. David, Instituto Juvenil Maria Imaculada e com algumas famílias e estudantes desfavorecidos.
      Todavia, pudemos escolher outras. Acho que devemos dar de tudo um pouco e depois eles reencaminham para as instituições que costumam trabalhar ou para famílias desfavorecidas que infelizmente são muitas hoje em dia.

      Eliminar
  26. Sim é uma boa ideia de facto.
    Se todos colaborarem é possível.
    Informei-me e no ano passado fez-se um capaz para entregar no dia e o resto entregou-se depois pois é muito coisa.
    Também não nos pudemos esquecer que temos de comprar a cesta para levar as coisas de modo apresentável.
    Por isso não se esqueçam, por favor até quinta de entregar coisas (alimentos, vestuários, brinquedos, material escolar etc...) ou dinheiro para depois vermos o que falta no nosso cabaz e completar.
    Somos muitos e convém oferecer algo em condições

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  27. Boa noite

    Primeiro, gostaria de agradecer a todos os anónimos, quem tem opiniões nas quais acredita realmente deveria colocar o seu nome (verdadeiro) para ter uma opinião credível. Para quem não sabe, (ao não assinarem não sei se quem fala é a favor ou contra a praxe ou simplesmente não tem opinião) os hinos de curso sempre foram feitos pelas pessoas ligadas à praxe. Enquanto caloira aprendi o meu hino de curso, enquanto doutora ajudei a fazer e ensinei um hino de curso. Para quem foi à Reunião de Finalistas lá foi dito que seria para cantar o hino de curso que, segundo sei, cada curso tem o seu e cada ano costuma apresentar o seu. Quanto ao nosso hino, bom ou mau, foi feito para os alunos que entraram no ano lectivo de 2009/2010 e a que praticamente toda a gente teve acesso, pois como todos sabem, no início muita gente foi pelo menos uma hora "experimentar" a praxe. Quem não se identifica não tem que cantar, quem é contra a praxe, se for coerente, não vai querer cantar. Quem tem o tricórnio de Finalista já deve ter reparado que dentro está escrito Cabido de Cardeais; é o Cabido, para quem viu o ano passado, que estava lá a dirigir a Imposição. Por isso acho que a decisão de escolher deve recair por quem gosta e respeita a praxe; por essa mesma razão deve ser alguém ligado à praxe a gritar curso e o nosso lema. Para quem nos critica tanto e a Praxe, que diz que andamos uns contra os outros, peço que se identifique e pedia para ter respeito por nós e pelas Tradições de Praxe.

    Saudações Académicas

    Catarina Faria

    ResponderEliminar
  28. Acho muito triste que existam destas merdices no nosso curso, acho até ridículo.
    Todos os anos se cumprem estas tradições, de cantar o hino de curso de cada ano, e é inegável que o hino de curso, obviamente, tem um cariz praxista, já que nunca ouvi de pessoas não ligadas à praxe nada acerca de hinos, musicas, ou afins de "orgulho" quanto ao curso.
    Atenção, isto não são "bocas" para ninguém em particular, estou a dar a minha opinião como acho que posso, e devo, fazer.
    Deste modo parece-me que o mais correcto é cantar-se o hino que acompanhou alguns dos agora finalistas ao longo destes 4 anos, não por ser melhor que qualquer outro, mas por ser o que tem mais sentido cantar. Não sou a favor de discriminar quem não foi à praxe (enquanto praxista que fui), mas acho que também não deve haver razões para que quem não tenha ido "atacar" aqueles que gostaram de o fazer.
    Quanto a alguns comentários aqui expostos, na maioria por anónimos, acho de uma cobardia tremenda. Tudo bem que uma crítica vale pelo seu conteúdo e não pela pessoa que a fez, mas esconder-se atrás de um comentário para atirar coisas aos outros é de uma pobreza de espírito digna deste curso. Sim, porque um curso que anda com merdas destas no 4º ano, a 1 mês do final do curso (para alguns, para outros em Setembro, também finalistas) é de uma pobreza e falta de união digna do nosso curso de merda. E não falo em união como é ensinado na praxe, falo numa união que deveria existir entre os alunos deste curso, impossível devido ao carácter em geral das pessoas que dele fazem parte.
    Não quis atacar ninguém neste comentário, só dar a minha opinião, que sei que posso e devo fazê-lo.
    Acho incrível que as pessoas deste curso sejam desta maneira. Defeitos tenho eu muitos, às carradas, mas nunca me preocupei mais com o intrometer-me na vida dos outros e criticar as outras pessoas do que com as coisas que realmente interessam. E infelizmente, metade das pessoas que andam para aqui com comentários desnecessários nem querem saber disto, andam aqui a "mandar umas postas", desculpem-me o termo, a ver se alguém acha piada ou faz alguma coisa quanto a isso.
    Enfim, acho triste que com tanta coisa importante na vida se esteja a fazer um melodrama por causa de uma música. Está mais que provado, o curso de Direito provou de novo ser um lixo.
    Com os melhores cumprimentos,
    João Barros / jonacse para quem não me conhece pelo nome próprio.

    ResponderEliminar
  29. Realidade vs expectativas:

    Realidade: 1º Alguém publicou o hino de curso e demonstrou (somente) descontentamento relativamente à letra e à melodia;
    2º Como não podia deixar de ser, a praxe, tema esse que faz levantar imediatamente da cadeira quer quem seja contra, quer a quem seja a favor - qual cão de Pavlov a salivar -, para cuspir a sua opinião ( e é engraçado ver como outros temas deixam muita gente sentada, a ver a chuva correr e o tempo passar), provoca dois tipos de reacções;
    3º As respostas ácidas de um lado, com críticas à pessoa que fez um comentário depreciativo, e o consequente aproveitamento da situação - sabe lá Deus porquê - para reafirmar que deve ser AQUELA música a cantada na imposição das insígnias/no cortejo, e o desprezo por quem não a quer cantar.
    4º Seguem-se as reacções do outro lado, de uma inqualificável javardice.

    Expectativas: 1º Alguém publicou o hino de curso e demonstrou (somente) descontentamento relativamente à letra e à melodia;
    2º Este comentário é ignorado e, em proporção adequada, alguém a favor e alguém contra debatem sobre o facto de um hino de curso, que realmente faz alusões a vivência praxísticas, é ou não adequado para ser cantado por todos os finalistas que compareçam nas cerimónias, tendo em conta que alguns não foram à praxe;
    3º Chega-se à conclusão de que, para além do hino de curso, existe um hino de finalistas ( indicado pela Ângela e bastante curto por sinal, pelo que podem AMBOS ser cantados, satisfazendo as duas partes);
    4º Fim. Um fim razoável.

    São 4 passos na mesma.

    ResponderEliminar
  30. Oh anónimo das expectativas, assina se faz favor.

    ResponderEliminar
  31. vamos masé cantar a maria,por mim esta treta toda tinha ficado pela 1a resposta...

    ResponderEliminar
  32. Daniela Guimarães8 de maio de 2013 às 09:12

    Pessoal,

    Mais uma vez estamos a fazer uma tempestade num copo de água. Se a tradição é cantar o hino de curso, canta-se o hino de curso. De facto, o curso não é a praxe mas eu (ainda que tenha "experimentado" a praxe) não fui baptizada e como tal não praxei. Ainda que não seja anti-praxe, como é óbvio não me sinto confortável a cantar um hino de praxe e como tal não o farei e cada um deve fazer a sua escolha. Cantarei a plenos pulmões a música de finalistas porque sou finalista como todos vocês. É sinceramente lamentável que estejam para aqui todos a discutir um momento que deveria ser de glória para todos nós (pessoal de praxe e pessoal que não é de praxe). Acho que no final todos queremos o mesmo, que tudo corra pelo melhor no sábado e assim sendo penso que cada um deve fazer a sua escolha e não andar aqui a chatear-se com "migalhas".
    É O NOSSO ÚLTIMO ANO! Pelo menos uma vez no curso vamos tentar conviver pacificamente.

    Quanto à oferenda, eu concordo com o cheque-livro da almedina. Acho uma excelente ideia. Se calhar sugeria a FNAC por esta razão: muitas vezes, estas instituições têm problemas em conseguir equipamento informático, televisões, rádios, etc. E se calhar um cheque da FNAC seria mais abrangente permitindo à instituição avaliar o que precisa e adquirir não só livros como por exemplo, um rádio ou até uma televisão...

    Cumps

    ResponderEliminar
  33. Eu sou da opiniao de que se deveria oferecer produtos alimentares/higienicos etc.
    Uma coisa que tenho reparado nos telejornais é que hoje em dia as instituições tem cada vez mais dificuldades em criar pequenos cabazes para dar ás familias que recorrem a elas por escassez de produtos.

    ResponderEliminar
  34. https://www.youtube.com/watch?v=q7UWCMapEI8

    Wow!

    ResponderEliminar
  35. Caros leitores deste blog,

    Escrevo apenas para informar, a quem interessar, que o aluno Manuel Joaquim Carvalho de Meireles (A57656) - eu - quando, raramente, escreve neste blog, identifica-se com o seu e-mail google: manueljcmeireles@gmail.com

    Espero que esta informação seja útil para todos aqueles que, eventualmente, poderão ter confundido o Anónimo que escreve "ass: Meireles" comigo.

    Para, quem pelo nome e número de aluno, ainda não me esteja a reconhecer, poderá fazer uso do vídeo (que remontam ao meu tempo de praxe que guardo com saudade e orgulho) partilhado pelo "Anónimo 8 de Maio de 2013 à0 17:03" para me identificar.

    Sem mais de momento me despeço com os mais cordiais cumprimentos,
    M. Meireles

    ResponderEliminar
  36. Conclusão magnífica para toda esta confusão!
    José Charrua pires

    ResponderEliminar