terça-feira, 30 de abril de 2013

ELSA Portugal

" A ELSA Internacional, em parceria com o Conselho da Europa lança a segunda edição do International Legal Research Group on Online Hate Speech as a Cybercime"

Trata-se de uma investigação projectada pelo Conselho da Europa, que se pretende trabalhada por vários países, através de 5 investigadores nacionais, orientados pelo ccordenador académico do projecto, em cada país, e em último grau pelo Comité Internacional de Investigação. O objectivo é dar resposta às 20 perguntas que o Conselho da Europa formula num plano de trabalho.

A participação nesta investigação assegura uma publicação internacional do artigo, o reconhecimento internacional por via da certificação e a inclusão em projectos internacionais e europeus de renome.

A deadline estende-se até 4 de Maio e a inscrição depende do preenchimento de uma ficha de inscrição que tem de ser requerida através de um email para: vpaa.elsaportugal@gmail.com

Para esclarecimento de questões ou aconselhamento a participantes em projectos anteriores, contactar: vpaa.elsaportugal@gmail.com

Expressa-te contra os discursos de incitamento ao ódio e propaganda racista e discriminatória!
http://www.elsa.org/projects/onlinehatespeech/legalresearchproject.html

Atentamente

Vice Presidente de Actividades Académicas da ELSA Portugal

ELSA Portugal"

14 comentários:

  1. Boa tarde.

    Ângela, peço-te que publiques este meu comentário pelo meu direito de expressão e de crítica às associações que nada fazem em prol dos alunos.
    A Elsa, tal como a AEDUM, é uma associação medíocre, sem qualquer sentido de existir, que nada faz além de conferências e colóquios aos quais ninguém se inscreve. Nem vou perder tempo a comentar a qualidade da sua equipa porque enfim... nada mesmo a dizer. A ELSA Uminho tem sido uma associação de "lambe-botismo" aos professores e empregadas da EDUM e é por esse motivo que não existe coesão interna levando a "facadas" entre os seus membros. Infelizmente esta é mais uma associação que só existe para se tentar retirar benefícios próprios para quem a dirige.
    A AEDUM não anda a engraxar sapatos na Escola, mas em contrapartida nada faz pelos alunos, organizando apenas festas com muito álcool dentro das paredes da sua sede. As sebentas aparecem sempre tarde e a más horas.

    Mas, apesar de tudo, a ELSA continua a ser a VERGONHA dos alunos da UM. Uma associação que não conhece mais nada a não ser a secretária dos professores, qual saia arrebitada qual quê, não pode de maneira alguma pugnar pelos interesses da comunidade estudantil.

    Mais uma vez, peço-te Ângela para que publiques este manifesto de Dantas anti-associações.

    Cumprimentos

    Dantas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro colega,

      Enquanto representante da AEDUM venho apenas repugnar as declarações por si proferidas. Desafio-o a visitar a sede da AEDUM e a verificar com os seus próprios olhos que esta associação se pauta pelo rigor e pela qualidade. Já faço parte da AEDUM há dois anos e nunca vi uma garrafa de álcool na sede.
      Quanto às sebentas, nunca nenhum atraso na publicação de uma sebenta foi imputado à AEDUM. Eu, logo que recebo as sebentas, trato imediatamente de as disponibilizar aos alunos, levando-as para as salas para que todos as possam adquirir.

      Quanto à ELSA, não me vou pronunciar sobre o comentário em si, porque entendo não ser esse o meu papel, mas peço apenas aos colegas que mantenham o decoro, pugnando pelo respeito entre colegas.

      Cumprimentos

      Eliminar
  2. Daniela Guimarães1 de maio de 2013 às 07:24

    Caro Dantas,

    Se de facto a sua opinião é a de que as associações de estudantes existentes na Escola de Direito nada fazem pelos alunos, sinta-se à vontade para marcar uma reunião connosco. Podemos ver as suas ideias e quiçá organizar algumas delas (em prole dos alunos claro).

    Daniela Guimarães
    Presidente da ELSA UMinho
    email: president.elsauminho@gmail.com

    ResponderEliminar
  3. "associações que nada fazem em prol dos alunos"?

    "que nada faz além de conferências e colóquios aos quais ninguém se inscreve"?

    "Nem vou perder tempo a comentar a qualidade da sua equipa porque enfim"?

    "levando a "facadas" entre os seus membros"?

    Desculpa mas tu tens problemas, claramente...Para além de se notar que não sabes, DE TODO, o que é que a ELSA faz, tens muita lata em vir para o blog de alunos dizer estas barbaridades. Não sinto necessidade de me defender, mas já agora gostava de saber que vantagens tiro de lamber botas às empregadas da EDUM...Folhas brancas de graça? :D E já agora não posso deixar de referir...ADORO comentários em anónimo! Se tens assim tantas ideias sobre quais são os interesses da comunidade estudantil contacta-me: 911597226. Tenho a certeza que poderemos ter uma conversa frutífera sobre o assunto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tenho nada a ver com esta discussão nem dela quero fazer parte, mas gostava de fazer uma pergunta que me parece demasiado importante para que fique guardada na redoma do meu silêncio: és extravaganza?

      Eliminar
  4. Falando em lambe-botismo, eis que aparece a maior lambe botas! Voces podiam organizar uma conferência nestes moldes:

    Tema: "A ELSA lambe"
    Intervenientes: Daniela Guimarães
    Adriana Moças
    Andreia Enes
    Moderador: Daniela Cardoso
    Convidados: Pedro Freitas e Flávia Loureiro.

    De certeza que não iriam faltar inscritos!

    "Não há nada que valha a dignidade do silêncio."

    Júlio para os amigos,
    Dantas para vocês todos!

    ResponderEliminar
  5. A liberdade de expressão, é de facto um direito que lhe assiste. Porém, é de notar que as outras pessoas também têm direitos, nomeadamente a serem respeitadas. Pode livremente dar a sua opinião e sugestões sem ofender os outros.
    No que concerne à AEDUM e no que respeita às sebentas não há aqui qualquer culpa que nos deva ser imputável até porque as sebentas só podem ser editadas a partir do momento que os autores as enviam para a AEDUM. Se enviam tarde é lógico que vão ser vendidas tarde.
    Além disso, não tem muita razão de queixa,pois poucas pessoas se dariam ao trabalho de levar as sebentas para as aulas para voçês não se terem que deslocar à sede.



    Cumprimentos






    ResponderEliminar
  6. Dia do Trabalhador no blog do 4º ano, que violência.
    Ainda assim, here are my two cents: também fiz parte da AEDUM e de facto já vi uma garrafa lá dentro: de vinho do Porto. Mas era porque havia um porto d'honra depois da tomada de posse, como sempre ocorre nesses eventos e nem sequer se acabou de beber e olha que havia lá imensa gente. Só fiz parte da direcção da AEDUM um ano e muitas vezes (não tantas como gostaria, por circunstâncias pessoais) estive na sede. Nunca vi lá nada.
    Quanto a outras circunstâncias da ELSA, também em anos anteriores fiz parte, apenas como sócio. Nunca tive nada a apontar.
    Sobre possível "lambe-botismo" deste ano: por amor de Deus, são rumores. A sério que alguém ainda acredita nisso?
    Não sou amigo pessoal da direcção mas respeito trabalho quando o vejo tanto para a ELSA como para a AEDUM. Também nunca tiro mérito às boas médias que populam as nossas pautas. Normalmente, vejo é a minha nota que é o que mais vai impactar a minha vida. Acho que se todos fízessemos o mesmo, estes comentários tornar-se-iam obsoletos.
    Tenham juízo. Rumores sempre houve. Sempre haverá. Nunca hão-de passar disso.
    Adoro quando há pessoas que são contra tudo. Contra a AEDUM, contra a ELSA, contra a Escola de Direito, contra os professores desta e daquela cadeira.
    "Dói? Estudasses."- Tomás Taveira.

    ResponderEliminar
  7. "[...] International Legal Research Group on Online Hate Speech as a Cybercime"

    Acho que o tema não poderia ter mais a ver com o conteúdo destes comentários!

    ResponderEliminar
  8. è inacreditável o conteudo destes comentários/criticas, chega mesmo a ser clamorosamente inimaginavel. Isto só pode ser uma brincadeira de muito mau gosto ou então o autor desta infelicidade sofre de algum disturbio mental(que só pode, uma vez que qualifica as associações em causa como mediucres e no fundo comporta-se com uma baixeza tamanha?! não pode estar bem!)Gostaria de relebrar que o direito à expressão e opinião se faz dentro de limites, nomeadamente o respeito pelos direitos d terceiros. e parece-me que o colega extravasou esse limite. Gostaria de manifestar o descontentamento com o administrador do blog, uma vez que poderia ter evitado estas intrigas, que deveriam mercer o despreso , no entanto incomoda saber que tenho colegas a terminar uma licenciatura em Direito e com um discurso destes. Isto é algo que envergonha não só a turma, mas todo o curso. em relação aos comentários dirigidos às nossas associações são criticas descabidas de qualquer fundamento, tanto a AEDUM como a ELSA tem dado provas do bom trabalho em prol dos estudantes e isso tem sido reconhecido pelos proprios professores.em relação aos colegas citados, parece haver uma enorme inveja pelos exelentes alunos que são. carissimo, não quero descer tão baixo, mas parece que te denuncias-te, o teu discurso é muito próprio, para além disso, ao publicares estes comentários o ID do teu PC ficou também registado e caso os afectados por tais difamações tiverem a necessidade conseguem chegar "facilmente" à tua identidade. Ainda assim gostaria de acreditar que isto não passou de uma brincadeira de mau gosto.

    ResponderEliminar
  9. Caro colega, lamento que, sendo finalista (presumo), redija de forma clamorosamente medíocre. Aconselho que reveja as suas bases gramaticais, sob pena de constituir uma vergonha para a classe.

    ResponderEliminar
  10. Darei uso à minha liberdade de expressão, fruto de uma consciência limpa.
    No que se refere ao meu nome e à associação da qual fiz parte, sinto apenas necessidade de reiterar o facto do seu comentário se afundar na sua podridão moral e no nadinha da sua consciência. Deve ser tarefa difícil viver com um vazio tão grande que tenha de recorrer, no silêncio do seu anonimato, a um manifesto tão oco e tão lamentável, atentando contra a dignidade de uma associação cujo trabalho tem sido um eco do progresso científico e do intercâmbio estudantil. Fui eu mesma quem trouxe a notícia deste projecto do Conselho da Europa; se realmente quisesse apenas eu lucrar com isso não teria qualquer problema em seleccionar por cunho particular os investigadores.
    Considero ainda mais desprezível e imaturo proferir difamações contra os seus próprios colegas, abusando da pretensa superioridade de alguém que faz parte da assistência diária fútil e ridícula que se esconde atrás do anonimato para se expressar. Não se esqueça, um dia precisará deles.
    No que se refere ao meu nome em particular, felizmente tenho uma personalidade plena e vincada que retrai autonomamente esse tipo de acusação. Não me passa sequer pela cabeça justificar-me perante um tipo de escrito que roça o reles.

    Daniela Cardoso

    ResponderEliminar