segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Direito Penal II


Caros colegas,

Como já tinha dito no post anterior, resolvi expor à turma a possibilidade de antecipar o teste de Direito Penal II porque recebi bastantes pedidos nesse sentido, quer de alunos que têm Direito Fiscal II no dia 10 de janeiro, quer de alunos que não têm Fiscal mas que, ainda assim, pretendiam ter mais tempo para Direito Processual Executivo. Foi por esse motivo que resolvi expor o problema para saber se esta alteração seria benéfica a todos.

No entanto, recebi muitos emails, comentários no blogue, mensagens e telefonemas de pessoas que assumiram o seu descontentamento com a possibilidade de alteração, porque já estamos de férias e não há a possibilidade de fazer uma votação presencial; porque muitos arrogam o legítimo e merecido direito de descansar nestas férias, e além disso, muitos dos alunos que não têm a UC de Direito Fiscal II não acham, com toda a legitimidade, que se tenham de sacrificar pelos que ainda não fizeram a disciplina.

Perante as circunstâncias expostas e perante o descontentamento da turma com a possibilidade de alteração do teste, julgo que o melhor será deixar ficar tudo como está. Portanto, o teste de Direito Penal II ficará no dia 9 de janeiro, tal como estava previamente definido.

Aos alunos que têm a disciplina de Direito Fiscal II, peço desculpa por não poder fazer mais do que aquilo que fiz, mas como podem calcular não posso alterar um teste que já estava marcado sem ter o consentimento da turma. Cumpri com o que me pediram ao expor o problema à turma, mas não posso fazer mais do que isto.

Continuação de boas férias para todos!
Saudações Académicas

19 comentários:

  1. É pena que as pessoas sejam contra uma alteração de um dia, sendo que benefeciavam outras. Mas é assim...

    ResponderEliminar
  2. Aproveito para informar que, segundo informação que me foi transmitida agora mesmo pelo Prof. Conde Monteiro, as notas de direito penal II serão publicadas durante esta semana.

    ResponderEliminar
  3. Ângela parece-me que grande parte dos colegas não concorda com a alteração para dia 4/1, mas já não se oporia se o teste fosse antecipado para o dia 8/1, o que traria grandes benefícios a quem pretende fazer fiscal. Não seria possível fazer um apelo nesse sentido.

    ResponderEliminar
  4. tenta pelo menos mudar para dia oito Ângela... já fazia uma grande diferença a quem tem fiscal por fazer como é o meu caso!!!

    ResponderEliminar
  5. eu não concorda com a alteração do teste de penal para dia 4, mas se der algum jeito aos colegas que tem fiscal em atraso não me importo que seja alterado para dia 8

    ResponderEliminar
  6. Ângela e se tentasses que o teste ficasse no dia oito... não seria uma solução que remedeia de certa forma o problema?

    ResponderEliminar
  7. gente, não se esquecam que ha orais a trabalho dia 7.

    ResponderEliminar
  8. Caros coleguinhas, é incrível a vossa entre-ajuda e capacidade de sacrifício em prol dos outros!
    Se há coisa que a vida ensida é o facto de que q cada acção se dá uma reação e um dia, vocês vão precisar de alguém e acreditem que serão retribuidos na mesma moeda.
    Estudem, ratos do laboratório, e sejam felizes!

    ResponderEliminar
  9. exatamente, no dia 7 há orais de trabalho e portanto a antecipação do teste para o dia 8 também não serve os nossos interesses. relativamente a quem tem fiscal, não se esqueçam que tambem têm a epoca de recurso e a epoca especial, que serve precisamente para essas situações. agora não peçam sacrifícios aos outros alunos.
    quanto a ti, angela, acho bem que te preocupes com os colegas que tenham cadeiras para tras mas nao te esqueças que nao podes agradar a toda a gente nem fazer a vontade de todos por isso o melhor é deixar tudo com está.
    boas ferias que são bem merecidas!

    ResponderEliminar
  10. Eu também não concordo com a alteração do teste uma vez que já tinha planos mediante as últimas alterações efectuadas (nomeadamente a alteração do teste de Direito Comercial para Março).
    Compreendo quem tenha Fiscal mas segundo sei nem toda a gente que tem Fiscal está de acordo com esta alteração.
    Além disso, consoante as alterações as pessoas planeiam o seu estudo e há pessoas que não têm Fiscal para trás mas têm outras cadeiras e já se reorganizaram e alterar o teste de Penal para a 1.º semana de Janeiro iria provocar algum transtorno.
    Para além disso, temos orais de trabalho dia 7 e as pessoas não sabem assim como eu se teremos de ir a oral ou não, por isso alterar Penal para 8 também não me parece muito aconselhável.
    Importa também referir que as alterações devem dar bastante trabalho pelo que a nossa querida Ângela merece um pouco de descanço (a meu ver) e um dia não me parece uma alteração assim tão significativa.
    Deste modo, considero que o melhor é manter as datas como estão até porque muita gente também já fou de férias (para fora) e já não estavam a contar ter teste na 1.º semana de Janeiro.
    É a minha opinião!
    Bom Natal e Feliz Ano Novo a todos

    ResponderEliminar
  11. Eu não me oponho a alteração do teste para dia 8.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  12. Perante os comentários expostos, acho nem será razoável considerar a hipótese de antecipar o teste para o dia 8. É notório que a maioria não aceita a alteração. Cada um tem a sua opinião e todas terão de ser consideradas.
    Ainda que muitos de vocês até aceitassem a antecipação para o dia 8 para facilitar o estudo a quem tem fiscal, há muita gente contra e, portanto, nestas circunstâncias, não vale a pena expor o problema ao Prof. Conde Monteiro. Tudo ficará como está.

    Boas férias e bom descanso para todos.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  13. obrigada Ângela pelo teu esforço em tentares mudar o teste, mesmo que não tenha dado resultado :) quem já aguentou até aqui também aguenta dois testes na mesma semana!

    ResponderEliminar
  14. O problema é que quem reclama é em anónimo! 1 dia não nos ia fazer nenhuma diferença enquanto que a quem tem fiscal ia ser uma ajuda. Mas pronto.

    Boas férias!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim , no meu caso ainda tenho Fiscal II por fazer e acho que não custuva nada a algumas pessoas aceitarem a alteração do teste de Penal II. Eu também ja tive de me submeter as vontades dos outros em anos anteriores e sempre compreendi a situação daqueles que ainda nao tinham feito certas cadeiras, portanto agora acho que tambem mereciamos mais consideração !

      Regina Coutinho

      Eliminar
  15. Ângela, embora a votação não tenha dado resultado e a data do teste não se tenha alterado, gostaria de agradecer-te por teres tentado mudar a data, de modo a que quem tenha fiscal, que é o meu caso, pudesse ter pelo menos um dia de intervalo entre o teste de fiscal e de penal.
    Quanto às datas concordo com o argumento de que os colegas que não têm fiscal não levaram nada de férias para estudar, visto que o teste sendo só no dia 9 dava perfeitamente para estudar após as férias. Contudo, relativamente à alteração da data para dia 8 penso que não faria assim tanta diferença e aliás até seria benéfico uma vez que ficaríamos com mais um dia para executivo, que provavelmente irá trazer mais dores de cabeça que penal.
    Mas tendo em conta que não houve consenso na turma resta-me apenas agradecer-te pela tentativa de mudança do teste.

    Boas Férias e Feliz Natal

    Cristina Pinto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não precisas de agradecer. Nunca tive nenhum problema em expor os problemas à turma e tentar conciliar, sempre que possível, as datas dos testes das disciplinas do 4º com as disciplinas de anos anteriores. Tenho pena de não poder fazer mais, mas creio que compreendem a minha situação.
      Também te desejo um bom natal e umas excelentes férias :)

      Eliminar
  16. A mim que ate "nem me aquece nem me arrefece" choca-me ver o desprezo que muitos mostram pelos colegas e ate pela Angela. A maneira como respondem e se estao pouco marimbando para o colega do lado so tenho uma coisa que nao posso deixar de dizer....Um dia por eles outro dia pode ser por nos. Lembrem-se disso! Aproveito para deixar o desejo de que todos tenham um santo natal!

    ResponderEliminar