segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Direito Penal II


Caros colegas,

Depois de ser alterada a data do 2º teste de Direito Comercial para o dia 1 de março, recebi alguns pedidos de colegas para expor à turma a possibilidade de antecipar o 2º teste/prova global de Direito Penal II para o dia 4 de janeiro. Esta alteração poderia ser vantajosa porque nos concede mais tempo para o 2º teste/prova global de Direito Processual Executivo (que se encontra marcado para o dia 16) e por outro lado facilita a vida aos alunos que têm Direito Fiscal II no dia 10 de janeiro, permitindo que todos os alunos finalistas tenham a possibilidade de fazer todas as disciplinas por testes e não tenham de deixar disciplinas para exame de recurso. Também recebi algumas sugestões para antecipar o teste apenas um dia, para o dia 8. Para o dia 7 é que não será possível, já que estão agendadas para esse dia as provas orais de Direito do Trabalho.

Deixo a possibilidade de alteração à vossa consideração. Decorrerá uma votação neste blogue até à próxima quarta-feira para saber qual é a vossa opinião sobre o assunto. Se concordarem com a alteração, entrarei em contacto com o Prof. Doutor Conde Monteiro para saber se será possível procedermos à alteração da data do teste de Penal II ou para o dia 4 de janeiro, ou para o dia 8, se for essa a vossa preferência.

Saudações Académicas!

34 comentários:

  1. Boa noite.

    Desculpa estar a fugir um pouco do assunto mas as orais de trabalho mantêm-se para dia 7 de janeiro? eu pergunto dado que as notas estao previstas para sairem nos dias 3 e 4 de janeiro e sendo assim é um prazo muito apertado para quem vai ter de ir a oral...

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, as orais de trabalho serão no dia 7, apesar de as notas só estarem previstas para inícios de janeiro. O que poderei fazer é falar com a Professora para saber se não haverá a possibilidade de antecipar a publicação das notas, mas será complicado.

      Cumprimentos

      Eliminar
  2. Boa tarde a todos.
    Eu gostaria que a alteração fosse feita para o dia 4. Assim podia estudar com tempo para Fiscal II.
    Apelo aqueles que já fizeram a cadeira que se lembrem de que Fiscal não é uma cadeira fácil e que esta maior largura no calendário poderia fazer a diferença.
    Penso que uma cuidada ponderação entre o "prejuízo" que iria causar aos alunos que já fizeram a cadeira e o benefício que seria para aqueles que ainda têm a cadeira para trás, seria claramente favorável a esta segunda orientação.

    ResponderEliminar
  3. Para poder tomar uma decisão consciente, gostaria de saber as notas do 1º teste de penal. Faz toda a diferença ir a 2º teste ou a semestral. Haverá a possibilidade de contactar o professor antes e pedir-lhe que disponibilize as notas o quanto antes?

    Saudações

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde.
    Perante tudo iso só me parece bem relembrar duas situações:
    1ª, toda a gente passou o semestre a queixar-se e a martizar a Ângela sobre as alterações de horário de aulas e de datas de testes. Nunca ninguém queria a nada e agora já se esqueceram.
    2ª, na última aula de direito comercial foi pedido à professora para se adiar o teste para março por não termos manual nem outros apontamentos, e para termos as férias mais livres.
    Não há grande ponderação a fazer. Ainda que se entenda que Fiscal II é uma cadeira dificl, como muitos têm dito, é hora de pensarmos em quem está a fazer o 4º ano. Tão certo como precisarmos de estudar, é precisarmos de descanso (segundo a prof. de trabalho).

    Espero que ponderem bem.

    ResponderEliminar
  5. Já enviei um email ao Prof. Conde Monteiro para saber quando saem as notas de direito penal II.
    Eu decidi colocar este problema à turma não só a pensar nos alunos que têm a UC de Fiscal II por fazer mas também porque muita gente que não tem Fiscal II também sugeriu essa alteração, já que ficamos com muito mais tempo no calendário para dedicar a executivo, que é uma cadeira com muita matéria, e mesmo quem vai ao 2º teste tem de estudar a matéria do ano todo.
    A mim não me faz diferença nenhuma qualquer das situações, mas de qualquer forma, fazendo a vontade aos que me pediram, deixo o problema à consideração da turma.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  6. Eu já vim para casa e não trouxe todo o material de penal comigo. Se o teste for mudado para dia 4 vou ter que ir, obrigatoriamente, buscar tudo o resto. Embora compreenda o problema de fiscal II porque também me foi complicado fazer a cadeira o ano passado, esta mudança deveria ter sido pensada mais cedo e não colocada a questão apenas agora. Não concordo com a mudança para dia 4, no máximo, a mudança para dia 8.

    cumprimentos
    Catarina Faria

    ResponderEliminar
  7. angela a votação vai estar 2 dias em aberto, mas pedia-te para reduzir até amanha, porque se ficar dia 4 temos de começar a estudar, apesar de nao concordar com isso!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ok, acabo de alterar a data em que fechará a votação. Ficará a votação a decorrer apenas mais um dia.
      Cumprimentos

      Eliminar
  8. Só tinha sentido mudar o teste se fosse para beneficiar a turma. A ideia não é causar prejuízo a ninguém. Portanto, poderá ficar tudo como está.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  9. angela nao percebo só porque abriste a votação no blog sabendo que em votações anteriores houve sempre aldrabice! estamos de férias e as pessoas já planearam o seu estudo e quem tem fiscal para tras ia ter comercial dia 4, por isso não venham agora pedir para alterar o teste porque já deveriam ter preparado o seu estudo!

    ResponderEliminar
  10. O que eu quero dizer é o seguinte, eu vim de férias e nao trouxe as minhas coisas para estudar, estas alterações nao podem ser feitas desta forma. quando se decidiu mudar o teste de comercial os interessados deviam ter dito alguma coisa.
    Eu nao vou agora de proposito a Braga buscar as coisas para estudar para penal. isto nao tem jeito nenhum.

    sylvie oliveira

    ResponderEliminar
  11. Mudar o teste não é, de todo, a melhor opção. Fazer Fiscal não é fácil, tal como não o é fazer Executivo, mas para termos um estudo produtivo precisamos de descanso. Também eu faço um apelo, dêem-nos as tão merecidas férias! Ou já não se lembram que andámos em testes desde Outubro sem uma única semana de descanso? A nossa saúde mental, para onde vai?

    Cumprimentos e boas férias (se nos permitirem a tal...)

    ResponderEliminar
  12. Boa tarde.
    Será que vamos andar até ao fim do ano a alterar datas que supostamente deveriam ser peremptórias desde o dia em que ficaram marcadas?
    Acho que uma coisa é mudar uma data que beneficia toda a gente, coisa diversa é alterar uma data que divide as opiniões.
    Para além disto, há pessoas que tomarão as suas opções perante o calendário inicial, nomeadamente, deixar penal para recurso dando prioridade a fiscal, ou quaisquer outras opções tomadas a longo prazo.
    De facto, também é contraditória a guerra com a mudança de um dia para o teste de família e a proposta de alteração do teste de penal de 5 dias.
    Ângela, nada tens a ver com isto, fazes o que é da tua competência. No meu ponto de vista, o que prejudicaria menos seria mudar para o dia 8. B

    ResponderEliminar
  13. Dia 8 tolera-se e penso que essa deveria ter sido a unica data proposta, pois é so um dia de diferença.

    ResponderEliminar
  14. Ângela já deu para ver que estas votacões nunca são certas, mais valia votar e assinar.

    ResponderEliminar
  15. uma coisa é uma alteração de 1 /2 dias outra coisa é alterar a data em 5 dias com férias pelo meio.

    ResponderEliminar
  16. alterar para dia 8 ate se tolera agora dia 4 é demais. já não temos ferias de natal à 4 anos será que nem neste vamos ter?

    ResponderEliminar
  17. Boa noite,
    Peço imensa desculpa a quem tem Fiscal para fazer e gostaria de ter mais tempo para estudar mas não concordo nada com a alteração do teste de Penal para dia 4! Estas alterações não podem ser feitas desta forma! Se estavam descontentes com o que tinha ficado estabelecido tinham falado na altura e não agora!

    ResponderEliminar
  18. Eu não concordo com a alteração para dia 4 de Janeiro. Isto de estar sempre a mudar os testes não tem jeito nenhum! Algumas pessoas já programaram a vida a não contar ter agora teste dia 4. Tenham então em consideração quem é de fora e não tem material para estudar para penal. Pensem também que começa a ser ridiculo estar sempre a alterar os exames..será que se pode ter um pouco de descanso?

    ResponderEliminar
  19. Enfim, tanta gente egoista.. Para os alunos que têm fiscal II a antecipação do teste era crucial. para os restantes nem fazia grande diferença. É bonito de se ver a solidariedade que existe entre colegas.

    Obrigada na mesma, Ângela, pela tua preocupação! É de louvar que, mesmo não tendo tu cadeiras por fazer, te preocupes sempre com os alunos que têm.
    Tenho a certeza que terás no futuro uma recompensa.
    Boas férias.

    ResponderEliminar
  20. Solidariedade é algo que nunca houve entre estes colegas, infelizmente. Não sei é como é que ainda se consegue ficar surpreendido... Boas férias ;)

    ResponderEliminar
  21. O teste não será alterado. De qualquer forma, acho que era a minha obrigação expor o assunto à turma para saber se esta alteração era desejada por todos.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  22. o problema aqui prende-se com o facto de decidirem isto no meio das férias. tinham tempo para colocar esta questão antes é isso que eu não entendo. e agora nao podem levar a mal e dizer que é "falta de solidariedade" de não concordarem com a mudança do teste. fiscal nao é uma cadeira facil de fazer, longe disso mas as coisas nao podem ser feitas desta forma.

    ResponderEliminar
  23. Toda a gente estava a contar ter comercial no dia 4.. E ninguém se queixou da saúde mental e do descanso. Agora, quando se fala em alterar um teste para dar um jeito aos alunos que têm fiscal é que se lembram que têm de descansar.
    Para penal há pouca matéria... Isso só daria vantagens pq ficavamos com mais tempo para executivo, já que é uma cadeira com muita matéria, e não é propriamente fácil. E mais, como toda a gente sabe, mesmo quem vai a teste tem de estudar a materia toda, como se fosse a global. Não entendo as pessoas, mas se calhar o problema é meu.

    ResponderEliminar
  24. mas já que grande parte da turma não se opõe, que fosse o teste de penal alterado pelo menos para dia 8, pois assim já dá alguma margem de manobra a quem quer fazer fiscal... pleaseeeeeeeeeeeee!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eu oponho-me porque os testes já estavam marcados e portanto não há nada que alterar. tenho pena de quem tem fiscal mas ninguém pode obrigar os alunos que fizeram a disciplina no ano passado a sacrificarem-se. além disso, no dia 7 de janeiro há orais de trabalho e para quem vai a oral é melhor que o teste seja no dia 9. portanto, não podemos fazer a vontade a toda a gente e por isso na dúvida deve ficar tudo como está. É essa a minha opinião.
      cumprimentos.

      Eliminar
    2. mas se toda a turma concordar não percebo qual seja o teu problema...

      Eliminar
    3. se a turma toda concordar eu oponho-me na mesma!

      Eliminar
  25. Oh anónimos, comecem a assinar. Se têm uma opinião e querem expressá-la, façam-no como deve ser.

    Catarina Faria

    ResponderEliminar